EDUCAÇÃO em Direito na Formação para a Cidadania: um Estudo Exploratório de Concepções de Estudantes do Terceiro Ano do Ensino Médio Sobre Direitos e Obrigações Essenciais ao Exercício da Vida Civil
Nome: CLAUDIA CRISTINA GIMENES
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 30/09/2014
Orientador:
Nome | Papel |
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LAÉRCIO FERRACIOLI | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
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EDNA CASTRO DE OLIVEIRA | Examinador Interno |
LAÉRCIO FERRACIOLI | Orientador |
TÂNIA MARA ZANOTTI GUERRA FRIZZERA DELBONI | Examinador Externo |
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo principal investigar concepções que estudantes do terceiro ano do ensino médio possuem sobre direitos e obrigações essenciais ao exercício da cidadania. Para tanto, foi elaborado um questionário composto de 20 questões fechadas e 9 questões abertas na forma de estudo de caso abordando alguns direitos e obrigações essenciais ao exercício pleno da vida civil. O instrumento foi submetido a 136 estudantes, entre 16 e 18 anos, de ambos os sexos, regularmente matriculados no terceiro ano de três escolas públicas de Ensino Médio. Os resultados apontam que, de modo geral, as concepções dos estudantes sobre legislação estão mais próximas das disposições legislativas naqueles direitos que permeiam sua realidade prática e, vai se distanciando à medida que os direitos propostos estavam distantes de sua realidade, de modo que, aparentemente, o conhecimento que os mesmos possuem acerca dos direitos repousam mais no senso comum que no aprendizado escolar. As conclusões apontam a necessidade de estratégias pedagógicas para inserção de noções de Direito para os estudantes do Ensino Médio, principalmente transversalmente aos conteúdos concernentes às disciplinas da área das Ciências Humanas. Com base nessas conclusões, foi elaborada uma proposta com sugestões de diretrizes para implementação da Educação em Direito no contexto das disciplinas de História, Geografia, Sociologia e Filosofia, à partir de um entrelaçamento entre os conteúdos presentes no Currículo Básico da Escola Estadual do Espírito Santo e dispositivos legislativos que pudessem dialogar com as temáticas, em busca de estabelecer uma proposta mínima que pudesse, sem prejuízo do desenvolvimento dos conteúdos, servir como instrumento para promoção da Educação em Direito, contribuindo, assim, na formação para a Cidadania.