A Publicidade em Outdoor nas Ruas de Vitória: a Cidade Como Espaço de Educação

Nome: Flavia Mayer dos Santos Souza
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 07/04/2015
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
Moema Lúcia Martins Rebouças Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
Carlos Eduardo Ferraço Examinador Interno
Cicilia Maria Krohling Peruzzo Examinador Externo
Moema Lúcia Martins Rebouças Orientador
Robson Loureiro Examinador Interno
SANDRA REGINA RAMALHO E OLIVEIRA Examinador Externo

Resumo: Objetiva trazer à tona, a partir da análise da publicidade em outdoor veiculada em duas avenidas de grande movimento na cidade de Vitória, narrativas que circulam mais intensamente na sociedade contemporânea e, assim, educam a sociedade. Por outro lado, busca compreender, também, as relações travadas entre os sujeitos e a publicidade em outdoor, intencionando, então, verificar se e como a publicidade afeta os sujeitos, se e como educa os sujeitos, bem como os usos que as pessoas que circulam pelo espaço estudado fazem dela. O referencial teórico abarca discussões sobre consumo, a partir de Bauman (2001, 2008), Certeau (1999), entre outros autores; dedica-se ao debate sobre a publicidade em outdoor, tendo com suporte os estudos de Pinheiro e Sabadin (1990); discorre sobre a teoria semiótica, recuperando o conceitual desenvolvido por Fiorin (2011), Barros (2010) e, sobretudo, por Landowski (2002, 2004), pesquisador que contribui, também, para reflexão sobre a possibilidade de análises por meio do encadeamento entre publicidades, formando, pois, uma sequência. Por fim, o debate sobre a educação
do sensível e do inteligível é sustentado, especialmente, em Greimas (2002). Tratase de um estudo descritivo e explicativo que reúne tanto análise documental quanto pesquisa de campo. Os documentos em questão são as publicidades em outdoor, registradas por meio de fotografia, mensalmente, no período entre julho de 2012 e janeiro de 2014. A pesquisa de campo se volta para a conversação com quem faz uso de, ao menos, uma das vias e, com isso, destina-se a compreender as relações travadas entre os sujeitos e as placas de outdoor.

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