Educação e Linguagens
Código: PPGE1705
Curso: Mestrado em Educação
Créditos: 3
Carga horária: 45
Ementa: Processos históricos de constituição dos campos da linguagem verbal, visual e audiovisual. Relações com processos de ensino- aprendizagem, com formação dos profissionais que atuam com linguagem na educação e com políticas de educação voltadas para diferentes objetos, atentando também para questões relacionadas a diferenças e a desigualdades sociais.
Bibliografia: 1. ADORNO, Theodor. Erziehnung zur Mündgkeit: Vorträge und Gespräche mit Hellmut Becker 1959-69. Berlim: Suhrkamp Verlag, 2013 [1971]. (Tradução brasileira: ADORNO Theodor. Educação e emancipação. Tradução do alemão: Wolfgang Leo Maar. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.) 2. AHMAD, Aijaz. A literatura entre os signos de nosso tempo; Teoria literária e .Literatura do Terceiro Mundo.: alguns contextos; Cultura, nacionalismo e papel dos intelectuais. In: _______. Linhagens do presente: ensaios. Organização: Maria Elisa Cevasco. Tradução do inglês: Sandra Guardini Vasconcelos. São Paulo: Boitempo, 2002, p. 15-51; 53-81; 219-247. 3. BAKHTIN, Mikhail; VOLOCHÍNOV, Valentin. Le Marxism et la Philosophie du Langage: essai d.application de la méthode sociologique en linguistique. Tradução do russo: Marina Yaguello. Paris: Éditions de Minuit, 1977. (Tradução brasileira da edição francesa: BAKHTIN, Mikhail; VOLOCHÍNOV, Valentin. Marxismo e Filosofia da Linguagem. Tradução do francês: Michel Lahud; Yara Frateschi Vieira; Lúcia Wisnik; Carlos Henrique Cruz. 6. Ed. São Paulo: Hucitec, 1992.) 4. BOURDIEU, Pierre. La distinction: critique sociale du jugement. Paris: Les Editions Minuit, 1979. (Tradução brasileira: BOURDIEU, Pierre. A distinção: crítica social do julgamento. Tradução do francês: Daniela Kern; Guilherme Teixeira. Revisão técnica: Alexandre Dias Ramos; Odaci Luiz Coradini. 2. Ed. Porto Alegre: Zouk, 2015.) 5. CHARTIER, Roger. Cultura escrita, literatura e historia: coacciones transgredidas y libertades restringidas. Ciudad de Mexico: Fondo de Cultura Económica, 1999. (Tradução brasileira: CHARTIER, Roger. Cultura Escrita, Literatura e História: conversas de Roger Chartier com Carlos Aguirre Anaya, Jesús Anaya Rosique, Daniel Goldin y Antonio Saborit. Tradução do espanhol: Ernani Rosa. Revisão técnica: Ilza Jardim. Porto Alegre: Artmed, 2001.) 6. DUARTE, Newton; DELLA-FONTE, Sandra. Arte, conhecimento e paixão na formação humana. Campinas, SP: Autores Associados, 2010. 7. FICHTER, Bernd; FOERSTE, Erineu; SCHÜTZ, Gerda; LIMA, Marcelo (Orgs.). Cultura, dialética e hegemonia: pesquisas em educação. Vitória: Edufes, 2013. [Capítulos escolhidos.] 8. VÁZQUEZ, Adolfo Sánchez. El destino del arte bajo el capitalismo. In: _______. Las ideas esteticas de Marx. [s. ed.]. México: Editorial Siglo XXI, 2005. (Tradução brasileira: VÁZQUEZ, Adolfo Sanchez. O destino da arte sob o capitalismo. In: _______. As ideias estéticas de Marx. Tradução do espanhol: Carlos Nelson Coutinho. 3. Ed. São Paulo: Expressão Popular, 2010, p. 147-266.)