Seminário de Pesquisa III em Educação, Formação Humana e Políticas Públicas

Código: PPGE1724
Curso: Doutorado em Educação
Créditos: 2
Carga horária: 30
Ementa:

As perspectivas epistemológicas e metodológicas que norteiam as pesquisas em educação, processos formativos e políticas públicas. – Objetivos Debater diferentes elementos epistemológicos da pesquisa em políticas educacionais e formação humana. Definir categorias de análise (crise do capital, capitalismo dependente, estado, neoliberalismo, democracia, direito à educação, público, privado, etc) para o desenvolvimento e construção do mapa conceitual dos projetos de tese e dissertação.

Bibliografia:

ARAUJO, R M L; RODRIGUES, D S A pesquisa em Trabalho, Educação e Políticas educacionais (prefácio, p. 18-27; 41-49; 89-113; 115-146) Campinas: Alínea, 2012. BALL, S J Educação Global S A Ponta Grossa: UEPG, 2014. BARROS, A S X Vestibular e Enem: um debate contemporâneo Revista Ensaio, v22. N. 85, p. 1057-1090, 2014. BAUMAN; Z e BORDONI, C Estado de Crise Rio de Janeiro: Zahar, 2016 (p.08-69). BOITO JUNIIOR, A Reforma e crise política no Brasil Campinas: editora UNESP e Unicamp, 2018. CARNOY, Martin. Mundialização e Reforma da Educação. Brasília: Unesco, 2002. CAVALCANTI, T M Sub-humanos: o Capitalismo e a metamorfose da Escravidão São Paulo, Boitempo, 2021. BOSI, A Liberalismo versus democracia social Estudos Avançados 21 (59), 2007. HARVEY, D Seventeen Contradictions and the End of Capitalism Londres: Profile,2014. (169-181). CURY, C R. J Educação e Contradição: Elementos metodológicos para uma teoria crítica do fenômeno educativo Cortez, 1985. FRIGOTTO, G A disputa da Educação Democrática em sociedade antidemocrática IN: Educação democrática Rio de Janeiro: UERJ, LPP, 2018. SILVA, M Z P; PINHEIRO, V M; LOPES, F M N; SILVA FILHO, A L O duplo aspecto da reprodução e sua influência na educação Educação e Filosofia, Uberlândia, v.36, n.77, p. 807-832, maio/ago.2022. CHAUÍ, Marilena Público, Privado e Despotismo In: NOVAIS, Adauto (org) Ética Companhia das leras, 2002. COSTA, M O Terceiro Setor, teoria das organizações e qualidade na educação Revista Perspectiva, v. 30, n. 3, 2012. DWECK, E; OLIVEIRA, A L Ms; ROSSI, P. (Org.). Austeridade e retrocesso: impactos sociais da política fiscal no Brasil. São Paulo: Brasil Debate e Fundação Friedrich Ebert, 2018. FURTADO, C O longo amanhecer: reflexões sobre a formação do Brasil Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999. HARVEY, D Seventeen Contradictions and the End of Capitalism Londres: Profile,2014. (169-181). LAVAL, C; DARDOT, P A Nova Razão do Mundo - Ensaio Sobre A Sociedade Neoliberal Boitempo: São Paulo 2005. LEVTISKY, S; ZIBLATT, D; Como as democracias morrem Rio de Janeiro: Zahar, 2018. LOPES, E M T; FARIA FILHO, L M Pensadores sociais e a história da educação I (sobre Carlo Ginzburg) e II (sobre Walter Benjamin) Belo horizonte: Autentica, 2012. KRAWCZYK, N A política educacional e seus desafios na pesquisa: o caso do Brasil Revista de estúdios teóricos y epistemológicos em política educativa v.4, 2019. MAINARDES, J A pesquisa no campo da política educacional Revista Brasileira de Educação v 23, 2018. MARTINS, E M. Todos Pela Educação? Como os empresários estão determinando a política educacional brasileira. 1ª edição, Rio de Janeiro: Lamparina, 2016. MORAES, R C Neoliberalismo, de onde vai para onde vai? Editora Senac, São Paulo, 2001. MORI, A; ADRIÃO, T; Estado do conhecimento sobre financiamento da educação obrigatória e privatização a partir do web of scienci, 2015-2018 Revista on line de Política e Gestão Educacional, v. 22, n. esp. 3, p. 1241-1257, 2018. OLIVEIRA, M D; MELO-SILVA, L L Estudantes universitários: a influência das variáveis sócio econômicas e culturais na carreira Revista brasileira de psicologia escolar e educacional v14, n.01, p. 23-34. ORELLANA; V C; CANALES, M C; BELLEI C C; GUAJARDO Individuación y mercado educacional em Chile (p. 141-159) e COSTA, M O Contra reformas, Nova gestão pública e relações público privadas (p. 159-180) RBPAE v 35 n 01, jan /abril de 2019 PALUDO, C Contexto nacional e as exigências para a pesquisa em educação Revista Brasileira de Educação v. 23, 2018. PENNA, F; QUEIROZ, F; FRIGOTTO, G. Educação democrática: antídoto ao Escola sem Partido Rio de Janeiro: UERJ, LPP, 2018. PEREIRA, R S; SILVA, M A Estado capitalista brasileiro e os organismos internacionais Revista HISTEDBR on line V18 n2 p. 523-544 ab/jun 2018. SANTOS, B S A gramática do tempo: para uma nova cultura política São Paulo: Cortez, 2008. SAVIANI, D A crise política no Brasil, o golpe e o papel da educação na resistência e na transformação (p. 215-232) IN: LUCENA, C; PREVITALI, F S; LUCENA, L. A crise da democracia brasileira – Volume I –Uberlândia: Navegando Publicações, 2017. SAVIANI, D Política educacional no Brasil após a ditadura militar Revista HISTEDBR on line V18 n2 p. 291-304 ab/jun 2018. SENA, P A constituição de 1988 e o financiamento da educação: da expansão qualificada à agenda interrompida p. 198-215 IN: SILVA, R S; MENEGIN, F B Resgate da reforma política: diversidade e pluralismo no legislativo Brasília: Senado Federal, 2015. VIEIRA, O V A batalha dos poderes São Paulo: Companhia das letras, 2018. DISEÑO, C R Internacional de la Educación para América Latina Tendencias en educación. / Internacional de la Educación para América Latina. / Publicación del Observatorio Latinoamericano de Políticas Educativas (OLPE). 1. Ed.- San José, 2018.

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910