Seminário de Pesquisa IV em Educação Especial e Processos Inclusivos
Código: PPGE1726
Curso: Doutorado em Educação
Créditos: 2
Carga horária: 30
Ementa: Pesquisas em Educação Especial a delimitação do problema de investigação, dos referenciais teórico- epistemológico- metodológicos, dos sujeitos e dos contextos de produção de dados. Articulação do projeto de pesquisa com a produção do campo. Constituição do campo problemático e elaboração do projeto de pesquisa.
Bibliografia:
Bibliografia básica JONES, B. F.; PALINCSAR, A. S., OGLE, D. S.; CARR, E. G. Strategic teaching and learning: Cognitive instruction in the content areas. Kahler: Association for Supervision and Curriculum Development in cooperation with the North Central Regional Educational Laboratory, 2017. BORGES, W. F.; SANTOS, C. S.; COSTA, M. P. R. da. Educação Especial E Formação De Professores: Uma Análise Dos Projetos Pedagógicos De Curso (PPC). Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, [S.l.], p. 138-156, jan. 2019. EMELYANOVA, I. D.; MARKOVA, S. V.; PODOLSKAYA, O. A. Professional competence of educators of the system of inclusive preschool education as a condition for sociolizing the physically challenged children. Rev. Tempos Espaços Educ., v. 13, n. 32, e-13363, jan./dez. 2020. OLIVEIRA, I. M.; VICTOR, S. L. A criança com autismo na brinquedoteca: percursos de interação e linguagem. Revista Educação Especial, v. 31, p. 651-663, 2018. SÁ, M. das G. C. A. SILVA DE; JESUS, D. M. Pratiche motorie per giovani e adulti con disabilità intellettiva e disturbi dello spettro autistico. L´integrazione Scolastica e Sociale, v. 18, p. 20-38, 2019. SILVA, R. L. A.; PINEL, H. O "en-canto da sereia" na formação do tradutor e intérprete de Língua Brasileira de Sinais. Revista de Educação ANEC, v. 44, p. 132-149, 2018. SOBRINHO, R.C.; PANTALEÃO, E.; CARVALHO, E. O papel dos governos e dos mecanismos legais nos processos inclusivos escolares. Revista Comunicações, v. 25, p. 195-216, 2018. Bibliografia complementar ANNA, L. de. Os processos de integrazione e inclusão: a experiência italiana na análise documental. In: MENDES, E. G.; ALMEIDA, M.A. Inclusão escolar e educação especial no Brasil: entre o instituído e o instituinte. Marília: ABPEE, 2016. CAPELLI, J. S. C.; DI BLASI F.; DUTRA, F. B. S. Professors’ perception of the entry of a deaf student into a university campus. Revista Brasileira de Educação Especial, Bauru, v. 26, n. 1, p. 67-88, 2020. KASSAR, M. de C. M. Aspectos da educação especial na Espanha. In: MENDES, E. G.; ALMEIDA, M. A. Das margens ao centro: perspectivas para as políticas e práticas educacionais no contexto da educação especial inclusiva. Araraquara: Junqueira&Marin, 2010. LAPLANE, A. L. F. de. A inclusão escolar na Inglaterra. In: MENDES, E. G.; ALMEIDA, M.A. Das margens ao centro: perspectivas para as políticas e práticas educacionais no contexto da educação especial inclusiva. Araraquara: Junqueira&Marin, 2010. MENDES, E. G. A escolarização de crianças e jovens com deficiências na França e a perspectiva da inclusão escolar. In: MENDES, E.G.; ALMEIDA, M. A. Das margens ao centro: perspectivas para as políticas e práticas educacionais no contexto da educação especial inclusiva. Araraquara: Junqueira&Marin, 2010 MOSCOVICI, S. Crônicas dos anos errantes: narrativa autobiográfica. Rio de Janeiro: Mauad, 2005.