Estágio em Docência
Código: PPGE1736
Curso: Mestrado em Educação
Créditos: 2
Carga horária: 60
Ementa: Formação para a docência em cursos de graduação com acompanhamento do professor-orientador. Metodologia e didática do ensino superior.
Bibliografia:
Bibliografia básica ANASTASIOU, L. G. C. Metodologia de ensino na universidade brasileira: elementos de uma trajetória. In: CASTANHO, S.; CASTANHO, M. E.(Orgs.). Temas e textos em metodologia do ensino superior. Campinas: Papirus, 2001. p. 57-70. COCHRAN-SMITH, M.; LYTLE, S. L. Relationships of knowledge and practice: teacher learning in communities. Review of Research in Education, v. 24, n. 1, p. 249-305, mar. 1999. CRUZ, Giseli Barreto da. Didática e docência no ensino superior. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 98, n. 250, p. 672-689, set./dez. 2017. CUNHA, M. I. A formação docente na universidade e a resignificação do senso comum. Educar em Revista, Curitiba, v. 35, n. 75, p. 121-133, maio/jun. 2019. GATTI, Bernardete. Didactics and teacher education: provocations. Cadernos de Pesquisa, v. 47, n. 166, p. 1150-1163, out./dez. 2017. http://dx.doi.org/10.1590/1980531443491150 MOLINA, Adão Aparecido; RODRIGUES, Adriana Aparecida. Estado, Políticas Públicas e Formação Docente no Brasil: direcionamentos a partir do início do século XXI. Ensino em Revista, Uberlândia , v. 27, n. 1, p. 40-67, jan. 2020 . SORDI, M. R. L. Docência no ensino superior: interpelando os sentidos e desafios dos espaços institucionais de formação. Educar em Revista, Curitiba, v. 35, n. 75, p. 135-154, mai./jun. 2019. TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 16. ed. Petrópolis: Vozes, 2014. XAVIER, A. R. C.; AZEVEDO, M. A. R. Assessoria pedagógica universitária no contexto da universidade nova: mapeamento e reflexões. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 36, p. 1-23, 2020. Bibliografia complementar ALMEIDA, M. I. Formação do professor do ensino superior: desafios e políticas institucionais. São Paulo: Cortez, 2012. BALL, S. J. Profissionalismo, gerencialismo e performatividade. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 35, n. 126, p. 539-564, set./dez. 2005. BRZEZINSKI, Iria; GARRIDO Elsa. Formação de profissionais da educação (1997-2002). Brasília, Ministério da Educação Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2006. ANDRÉ, M. E. D. A. et al. O trabalho docente do professor formador no contexto atual das reformas e das mudanças no mundo contemporâneo. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 91, n. 227, p. 122-143, jan./abr. 2010. CARVALHO, José Sérgio Fonseca de. Reflexões sobre educação, formação e esfera pública. Porto Alegre: Pernso, 2013. CASTANHO, S.; CASTANHO, M. E. Temas e textos em metodologia do ensino superior. Campinas: Papirus, 2001. DARLING-HAMMOND, L. How teacher education matters. Journal of Teacher Education, Thousand Oaks, v. 51, n. 3, p. 166-173, 2000. https://doi.org/10.1177/0022487100051003002 FERREIRA, L. G. Desenvolvimento profissional docente: percursos teóricos, perspectivas e (des)continuidades. Educação em Perspectiva, Viçosa, v. 11, p. 1-18, 2020. LUZ, S. V.; MOREIRA, H. The Acquisition of Didactic-Pedagogic Skills by Higher Education Teachers. International Journal of Higher Education, Campinas, v. 6, p. 1-24, 2020 MOLINA, Adão Aparecido; RODRIGUES, Adriana Aparecida. Estado, Políticas Públicas e Formação Docente no Brasil: direcionamentos a partir do início do século XXI. Ensino em Re-Vista, Uberlândia , v. 27, n. 1, p. 40-67, jan. 2020 . PIMENTA, S. G.; ANASTASIOU, L. G. C. Docência no ensino superior. São Paulo: Cortez, 2002. SOUZA, Elizeu Clementino de; D’ÁVILA, Cristina. Abordagem biográfica e pesquisa educacional: convergências teórico-metodológicas e práticas de formação. In: SANTOS, L. L. de C. et. al. (org.). Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. VICTOR, S. L.; OLIVEIRA, I. M. Educação Especial: políticas e formação de professores. Marília: ABPEE, 2016.