Qualificação do Projeto de Tese
Código: PPGE1737
Curso: Doutorado em Educação
Créditos: 2
Carga horária: 30
Ementa: Apresentação do projeto de pesquisa: constituição do campo problemático ; revisão da literatura ; discussão aprofundada do quadro teórico-metodológico ; cronograma ; formatação conforme as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Bibliografia:
Bibliografia básica VICTOR, S. L.; DRAGO, R.; PANTALEÃO, E. Educação especial no cenário educacional brasileiro. São Carlos: Pedro e João, 2013. STEINER-KHAMSI, G.; DRAXLER, A. The state, business and education: Public-private partnerships revisited. Cheltenham: Edward Elgar Publishing, 2018. PALUDO, C. Contexto nacional e as exigências para a pesquisa em educação. Revista Brasileira de Educação, v. 23, 2018. FERRARO, A. Quantidade e qualidade na pesquisa em educação, na perspectivada dialética marxista. Pro-Posições, Campinas, v. 23, n. 1 (67), p. 129-146, jan./abr. 2012. LOPES, E. M. T.; FARIA FILHO, L. M. Pensadores sociais e a história da educação I (sobre Carlo Ginzburg) e II (sobre Walter Benjamin). Belo horizonte: Autentica, 2012. LIMA, M. E. C. C.; GERALDI, C. M. G.; GERALDI, J. W. O trabalho com narrativas na investigação em Educação. Educação em Revista [online], v.31, n.1, p. 17-44, 2015. SCHRÖTER, M.; TAYLOR, C. Exploring Silence and Absence in Discourse: Empirical Approaches. New York: Springer, 2017. SILVA, T. T. da; HALL, S.; WOODWARD, K. Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. 14. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014. Bibliografia complementar PAGÈS, M. Enacting performance-based accountability in a Southern European school system: Between administrative and market logics. Educational Assessment, Evaluation and Accountability, v. 33, n. 3, p. 535-561, 2021. ZANCAJO, A.; FONTDEVILA, C.; VERGER, A.; BONAL, X. Regulating public-private partnerships, governing non-state schools: an equity perspective: Background paper for UNESCO Global Education Monitoring Report. Paris: UNESCO, 2021. VERGER, A.; STEINER-KHAMSI, G.; LUBIENSKI, C. The emerging global education industry: analysing market-making in education through market sociology. Globalisation, societies and education, v. 15, n. 3, p. 325-340, 2017. SAVIANI, D. Política educacional no Brasil após a ditadura militar. Revista HISTEDBR, v. 18, n. 2, p. 291-304, abr./jun. 2018. ZANCAJO, A.; FONTDEVILA, C.; VERGER, A.; BONAL, X. Regulating public-private partnerships, governing non-state schools: an equity perspective: Background paper for UNESCO Global Education Monitoring Report. Paris: UNESCO, 2021. JULIÃO, E. F.; PAIVA, J. Políticas de educação de jovens e adultos: construindo diálogos com as Américas. Petrópolis: FAÈRJ, 2015. LEVTISKY, S.; ZIBLATT, D. Como as democracias morrem. Rio de Janeiro: Zahar, 2018. FALABELLA, A. The Performing School: The Effects of Market & Accountability Policies. Education Policy Analysis Archives, v. 22, n. 70, p. 1-29, 2014. PARCERISA, L. To align or not to align: the enactment of accountability and data-use in disadvantaged school contexts. Educational Assessment, Evaluation and Accountability, v. 33, n. 3, p. 455-482, 2021. VERGER, A.; FONTDEVILA, C.; ZANCAJO, A. The privatization of education: A political economy of global education reform. Columbia: Teachers College Press, 2016. ZIDERMAN, Adrian; ALBRECHT, Douglas. Financing Universities in Developing Countries. London: Falmer Press, 1995. LINGARD, B.; THOMPSON, G. Doing time in the sociology of education. British Journal of Sociology of Education, v. 38, n. 1, p. 1-12, 2017. https://doi.org/10.1080/01425692.2016.1260854 SEGERHOLM, C.; HULT, A., LINDGREN, J.; RONNBERG, L. The GoverningEvaluation-Knowledge Nexus: Swedish Higher Education as a Case. New York: Springer International Publishing, 2019. https://doi.org/10.1007/978-3-030-21143-1