Seminário de Pesquisa II em Educação Especial e Processos Inclusivos

Código: PPGE1745
Curso: Mestrado em Educação
Créditos: 2
Carga horária: 30
Ementa: Pesquisas em educação especial. Problemas de investigação, referenciais teórico-metodológicos, sujeitos e lócus de pesquisa tendo em vista o avanço do conhecimento na área. Produção de projetos de pesquisa.
Bibliografia:

Bibliografia básica AQUINO, L. N.; MAMAT, N.; CHE MUSTAFA, M. Levels of competence in the learning domains of kindergarten entrants. Southeast Asia Early Childhood Journal, v. 8, n. 1, p. 37-45, 2019. https://doi.org/10.37134/saecj.vol8.no1.5.2019 BARBOSA, M. O.; DUARTE, L. N. Deficiência intelectual e escolarização: uma análise das produções científicas. Comunicações. Piracicaba, v. 23, n. 3, 2016, p. 351-368. COSTA, V. B. da. Panorama nacional sobre as pessoas com deficiências: desafios e perspectivas. In: MENDES, E. G.; ALMEIDA, M. A. Das margens ao centro: perspectivas para as políticas e práticas educacionais no contexto da educação especial inclusiva. Araraquara: Junqueira & Marin, 2010. DA SILVA, S. de C. R.; MAMCASZ-VIGINHESKI, L. V.; SHIMAZAKI, E. M. La inclusión en la formación inicial de profesores de matemáticas. Acta Scientiarum, v. 40, n. 3, e32210, 2018. JESUS, D. M.; BAPTISTA, C. R.; CAIADO, K. R. M. Prática pedagógica na Educação Especial: multiplicidade do atendimento educacional especializado. Araraquara: Junqueira & Marin, 2013. MENDES, E. G.; ALMEIDA, M. A. Inclusão Escolar e Educação Especial no Brasil: entre o instituído e o instituinte. Marília: ABPEE, 2016. SAVIANI, D. Da LDB (1996) ao novo PNE (2014-2024): por uma outra política educacional. 5. ed. ver e ampliada. Campinas: Autores Associados, 2016. SILVA, A. A.; JACOMINI, M. A. Pesquisa em políticas educacionais: características e tendências. Feira de Santana: UEFS Editora, 2016. Bibliografia complementar ANNA, L. de. Os processos de integrazione e inclusão: a experiência italiana na análise documental. In: MENDES, E. G.; ALMEIDA, M.A. Inclusão escolar e educação especial no Brasil: entre o instituído e o instituinte. Marília: ABPEE, 2016. BAPTISTA, C.R. Inclusão e Escolarização. Porto Alegre: Editora Mediação: 2009 FREITAS, M.C. O aluno incluído na Educação Básica: avaliação e permanência. São Paulo: Cortez, 2013. LAPLANE, A. L. F. de. A inclusão escolar na Inglaterra. In: MENDES, E. G.; ALMEIDA, M.A. Das margens ao centro: perspectivas para as políticas e práticas educacionais no contexto da educação especial inclusiva. Araraquara: Junqueira & Marin, 2010. KASSAR, M. de C. M. Aspectos da educação especial na Espanha. In: MENDES, E. G.; ALMEIDA, M. A. Das margens ao centro: perspectivas para as políticas e práticas educacionais no contexto da educação especial inclusiva. Araraquara: Junqueira & Marin, 2010. MENDES, E. G. A escolarização de crianças e jovens com deficiências na França e a perspectiva da inclusão escolar. In: MENDES, E.G.; ALMEIDA, M. A. Das margens ao centro: perspectivas para as políticas e práticas educacionais no contexto da educação especial inclusiva. Araraquara: Junqueira & Marin, 2010.

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910