Seminário de Pesquisa II em Educação e Linguagens

Código: PPGE1746
Curso: Mestrado em Educação
Créditos: 2
Carga horária: 30
Ementa: Pesquisas em linguagem (verbal, visual e audiovisual) nas dimensões históricas,
sociais, culturais, estéticas, cognitivas e políticas, em espaços escolares e não
escolares, em diferentes níveis, etapas e modalidade da educação. Delimitação de
problemáticas de investigação e de referenciais teórico-metodológicos.
Articulação do projeto de investigação com a produção de conhecimento em
Educação e Linguagens. Elaboração do projeto de pesquisa.
Bibliografia:

Bibliografia básica BALDUZZI, M.; EGLE, R. Representaciones sociales e ideología en la construcción de la identidad profesional de estudiantes universitarios avanzados. Revista Intercontinental de Psicología y Educación, México, v. 12, n. 2, p. 65-68, 2010. BARTON, David; LEE, Carmen. Linguagem online: textos e práticas digitais. São Paulo: Parábola, 2015. BAYRAM, D.; ÖZTÜRK, R. Ö.; & ATAY, D. Reading comprehension and vocabulary size of CLIL and non-CLIL students: A comparative study. Language Teaching and Educational Research (LATER), v. 2, n. 2, p. 101-113, 2019. DOI: https://doi.org/10.35207/later.639337 FUCHS, Christian. Capitalism or information society? The fundamental question of the present structure of society. European Journal of Social Theory, v. 16, n. 4, p. 413-434, 2013. MICHINEL, J. L. El lenguaje y algunas tendencias en investigación en educación de la física. Revista mexicana de física, México , v. 52, n. 3, p. 12-15, mayo, 2006. NUSSBAUM, L.; UNAMUNO, V. Luces y sombras de la educación plurilingüe en España y América Latina. In: LOMAS, C. et al. (ed.). La educación lingüística, entre el deseo y la realidad: competencias comunicativas y enseñanza del lenguaje. Barcelona: Ediciones Octaedro, 2014. p. 203-215. SAMPAIO, Inês V.; PEREIRA, Georgia C.; CAVALCANTE, Andrea P. P. Crianças youtubers e o exercício do direito à comunicação. Cadernos Cedes, Campinas, v. 41, n. 113, p. 14-22, jan./abr. 2021. Bibliografia complementar ALMEIDA, Natália Regina. Pesquisa em educação e concepções de conhecimento: a produção do conhecimento em questão. Revista Educação Temática Digital, Campinas, v. 16 n. 1 p. 24-35 jan./abr. 2014. HINE, Christine. Ethnography for the Internet: embedded, embodied and everyday. London: Bloomsbury Academic, 2015. BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Tradução de Paulo Bezerra. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011. ASTI VERA, Armando . Metodologia da pesquisa científica. 3. ed. Porto Alegre: Globo, 1989. BERTRAND, J. W. M.; FRANSOO, J. C. Operations management research methodologies using quantitative modeling. International Journal of Operations & Production Management, v. 22, n. 2, p. 241-264, 2002. CHALMERS, A. F. O que é ciência, afinal? São Paulo: Brasiliense, 1993. DELEUZE, Gilles; PARNET, Claire. Diálogos. Lisboa: Relógio D'Água, 2004. GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo (orgs.). Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. KAUARK, Fabiana; MANHÃES, Fernanda Castro; MEDEIROS, Carlos Henrique. Metodologia da pesquisa: guia prático. Itabuna: Via Litterarum, 2010. LARROSA, Jorge. Linguagem e educação depois de babel. Belo Horizonte: Autêntica, 2004. LIRA, Aliandra Cristina Mesomo; YAEGASHI, Solange Fraci Raimundo; DOMINICO, Eliane. Disfarça-me que te devoro: youtubersmirins,consumo e semiformação da criança. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 14, n.4, p. 1960-1976, dez. 2019. LOURO, Guacira Lopes. Corpo, Escola e Identidade. Educação e Realidade, Porto Alegre, n.25, p. 59-75, jul./dez. 2000. OLIVEIRA, Marta Regina Furlan de; AGOSTINI, Nilo. Sociedade multitela e a semiformação: Um desafio ético de grande monta. Revista Eletrônica de Educação, São Carlos, v. 14, 1-13, jan./dez. 2020. RAUEN, F. J. Elementos de iniciação à pesquisa. Rio do Sul: Nova Era, 1999. SANTAELLA, Lucia. Comunicação & pesquisa. 2. ed. São Paulo: Hacker Bluecom, 2010. ZUIN, Vânia; ZUIN, Antônio. A atualidade do conceito de semiformação e o renascimento da Bildung. Espaço Pedagógico, Passo Fundo, v. 24, n. 3, p. 420-436, set./dez. 2017. VELHO, Edna. A ciência e seu público. Transinformação, Campinas, v. 9, n. 3, p. 15-32, 1997.

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