Aprendizagem e Desenvolvimento em uma Perspectiva Sócio-Histórica
Código: PPGE1762
Curso: Mestrado em Educação
Créditos: 4
Carga horária: 60
Ementa: Construção social do conhecimento e desenvolvimento humano. O papel do
outro e da linguagem no desenvolvimento. Aprendizado e desenvolvimento. Processo
pedagógico: contribuições da perspectiva sociohistórica à educação
Bibliografia: VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1991a.
VYGOTSKY et al. Psicologia pedagógica: bases psicológicas da aprendizagem e do
desenvolvimento. São Paulo: Moraes, 1991.
VYGOTSKY, L. S .Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
_____. Obras escogidas III. Madri: Visor, 1995.
_____. La imaginación y el arte em la infância. Madri: Akal, 1996.
_____. Teoria e método em psicologia. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
_____. Obras escogidas IV . Psicologia infantil. Madri: Visor, 1996.
_____. Obras escogidas I. Madri: Visor, 1997.
_____. Obras escogidas V . Fundamentos de defectologia. Madri: Visor, 1997.
_____. O desenvolvimento psicológico na infância. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
VYGOTSKY, L. S. Manuscrito de 1929: psicologia concreta do homem. Educação e
Sociedade, ano XXI, n. 71, jul./2000.
VYGOTSKY, L. S.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. Linguagem, desenvolvimento
eaprendizagem. 5. ed. São Paulo: Ícone/EDUSP, 1988.
VYGOTSKY, L. S.; LURIA, A. R. Estudos sobre a história do comportamento: o
macaco, o primitivo e a criança. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.