Seminário C: Pedagogia Hospitalar e Domiciliar & Educação Especial: perspectivas fenomenológicas de pesquisa e de práticas educacionais existenciais inclusivas

Código: PPGE1845
Curso: Mestrado em Educação
Créditos: 3
Carga horária: 45
Ementa:

Pedagogia: histórias das ideias pedagógicas existenciais fenomenológicas. A Pedagogia Fenomenológico-existencial no Brasil e no Estado do Espírito Santo. A relação da Pedagogia com a classe hospitalar. A indissociação classe hospitalar e educação especial: o real, o pensado e o imaginado. Produção científica pelo método fenomenológico no mundo, no Brasil e no Espírito Santo abarcando o tema desse Seminário C

Bibliografia:

GADOTTI, Moacyr. História das ideias pedagógicas. São Paulo: Ática

MANEN, Max Van. Investigación educativa e experiência vivida. Barcelona (Esp): Idea books AS, 2003.

FREIRE, Paulo. Obras completas. Rio de Janeiro: Paz e Terra.

FORGHIERI, Yolanda Cintrão. Psicologia Fenomenológica; Fundamentos, Métodos e Pesquisas. São Paulo: Pioneira, 2021.

BELO, Rafael Belo; MACHADO, Luís Paulo Leopoldo. Mapeamento do método fenomenológico nas pesquisas em educação no Brasil. Filos.e Educ., Campinas, SP, v.14, n.1, p.136-166, jan./abr.2022–ISSN 1984-9605 Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8668099

PINEL, H. Grandes filósofos e a educação especial, inclusiva, pedagogia hospitalar, classe hospitalar e domiciliar. Vitória (ES): UFES/PPGE, 2022. Apostila.

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910