Metodologia do Ensino Superior
Código: PPGE5018
Curso: Mestrado em Educação
Créditos: 4
Carga horária: 60
Ementa: Reflexão crítica sobre as funções das instituições, da atuação e da formação do professor de ensino superior no contexto da realidade brasileira atual. Análise de questões relativas ao processo ensino-aprendizagem frente às suas principais tendências, suas crises e suas transformações. Instrumentação para a atuação do docente de ensino superior.
Bibliografia: ARROYO, Miguel A. Ofício de mestre: imagens e auto imagens. Petrópolis, Vozes, 2000.
BIREAU, Annie. Os métodos pedagógicos do ensino superior. Porto: Porto, 1995.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação. São Paulo: Brasiliense, 1993.
FÁVERO, Maria de Lourdes de Albuquerque. Universidade e poder. Brasília: Plano, 2000.
LESSARD, C. La profession d'enseignant aujourd'hui: Évolutions, perspectives et enjeux internationaux. De Boeck Supérieur, 2004.
TARDIFF, Maurice. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários: elementos para uma epistemologia da prática profissional dos professores para o magistério. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro, ANPEd, n13,jan/fev/mar/abr/2000.
TRINDADE, Hélgio (org.). Universidade em ruínas na república dos professores. Petrópolis: Vozes, 2000.