A escuta dos sujeitos da Educação de Jovens e Adultos durante a pandemia do Covid 19 : perspectivas para a educação, para a política educacional e para a vida
Resumo: Este projeto vinculado ao Grupo de Pesquisa do CNPQ Educação de Jovens e Adultos e Educação Profissional na cidade e no campo integra-se à Pesquisa em andamento Políticas e práticas de Educação de Jovens e Adultos: entrelaçando identidades e diferentes dimensões de Integração coordenado pelas Professoras Edna Castro de Oliveira e Karla Ribeiro de Assis Cezarino. Será desenvolvido em ação conjunta com o Fórum de Educação de Jovens e Adultos do ES, e o Núcleo de Educação de Jovens e Adultos, do Centro de Educação da Ufes com duração prevista de 2 anos.
Justifica-se essa proposta no atual contexto da grave crise sanitária, econômica e humanitária, promovida pela pandemia da Covid 19, que tem gerado impactos e consequências profundas para a humanidade que depende do seu trabalho para sobreviver. Além de milhares de vidas que têm sido ceifadas ao redor do mundo, a crise vem ampliando o empobrecimento e a miserabilidade da totalidade da classe trabalhadora (ANTUNES, 2020, p.7). Também vem mudando as relações de convivência, impondo novas formas de organização de trabalho para a grande maioria de trabalhadores(as) do nosso país e do mundo.
Com um olhar específico sobre a educação, que não se dissocia das demais questões que afetam a sociedade brasileira, voltamo-nos nesta proposta de pesquisa a investigar junto a estudantes e profissionais da educação de jovens e adultos, sobre as reais condições de vida no enfrentamento da pandemia. Para tal, coerente com os princípios da educação popular, adotamos a pesquisa participativa como referência metodológica, uma vez que essa se abre para acolher outras abordagens. Dessa forma, a nossa opção é por uma metodologia que combine vários métodos e técnicas de produção e análise a empregar na investigação (SALVADOR, 2018,p.15), e que possibilite abordar a complexidade das questões envolvidas que nos remetem ao campo da Pesquisa Social, sem perder de vista as matrizes da educação popular. Utilizaremos como instrumento o questionário on-line num contexto inédito de pandemia, que nos obriga a experimentar com este instrumento. Optamos por uma amostra aleatória, tendo como referência o universo da população de 18-24 anos ou mais de jovens , adultos e idosos que estão na modalidade EJA, bem como profissionais efetivos e contratados que atuam na modalidade.
Data de início: 01/09/2020
Prazo (meses): 24
Participantes:
Papel | Nome |
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Aluno Doutorado | DALVA MENDES DE FRANÇA |
Aluno Doutorado | MARIA GEOVANA MELIM FERREIRA |
Aluno Doutorado | CARLOS FABIAN DE CARVALHO |
Aluno Mestrado | IVAN CARDOSO OLIOSE |
Aluno Mestrado | MONNIQUE GREICE MALTA CARDOSO |