A escuta dos sujeitos da Educação de Jovens e Adultos durante a pandemia do Covid 19 : perspectivas para a educação, para a política educacional e para a vida

Resumo: Este projeto vinculado ao Grupo de Pesquisa do CNPQ “Educação de Jovens e Adultos e Educação Profissional na cidade e no campo” integra-se à Pesquisa em andamento “Políticas e práticas de Educação de Jovens e Adultos: entrelaçando identidades e diferentes dimensões de Integração” coordenado pelas Professoras Edna Castro de Oliveira e Karla Ribeiro de Assis Cezarino. Será desenvolvido em ação conjunta com o Fórum de Educação de Jovens e Adultos do ES, e o Núcleo de Educação de Jovens e Adultos, do Centro de Educação da Ufes com duração prevista de 2 anos.
Justifica-se essa proposta no atual contexto da grave crise sanitária, econômica e humanitária, promovida pela pandemia da Covid 19, que “tem gerado impactos e consequências profundas para a humanidade que depende do seu trabalho para sobreviver”. Além de milhares de vidas que têm sido ceifadas ao redor do mundo, a crise vem “ampliando o empobrecimento e a miserabilidade da totalidade da classe trabalhadora” (ANTUNES, 2020, p.7). Também vem mudando as relações de convivência, impondo novas formas de organização de trabalho para a grande maioria de trabalhadores(as) do nosso país e do mundo.
Com um olhar específico sobre a educação, que não se dissocia das demais questões que afetam a sociedade brasileira, voltamo-nos nesta proposta de pesquisa a investigar junto a estudantes e profissionais da educação de jovens e adultos, sobre as reais condições de vida no enfrentamento da pandemia. Para tal, coerente com os princípios da educação popular, adotamos a pesquisa participativa como referência metodológica, uma vez que essa se abre para acolher outras abordagens. Dessa forma, a nossa opção é por uma metodologia que combine “vários métodos e técnicas de produção e análise a empregar na investigação” (SALVADOR, 2018,p.15), e que possibilite abordar a complexidade das questões envolvidas que nos remetem ao campo da Pesquisa Social, sem perder de vista as matrizes da educação popular. Utilizaremos como instrumento o questionário on-line num contexto inédito de pandemia, que nos obriga a experimentar com este instrumento. Optamos por uma amostra aleatória, tendo como referência o universo da população de 18-24 anos ou mais de jovens , adultos e idosos que estão na modalidade EJA, bem como profissionais efetivos e contratados que atuam na modalidade.

Data de início: 01/09/2020
Prazo (meses): 24

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Aluno Doutorado DALVA MENDES DE FRANÇA
Aluno Doutorado MARIA GEOVANA MELIM FERREIRA
Aluno Doutorado CARLOS FABIAN DE CARVALHO
Aluno Mestrado IVAN CARDOSO OLIOSE
Aluno Mestrado MONNIQUE GREICE MALTA CARDOSO

Páginas

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910