Alunos com deficiência na educação básica: inclusão, aprendizagem e desenvolvimento

Resumo: Este estudo tem como objetivo geral investigar processos de inclusão, aprendizagem e desenvolvimento de alunos com deficiência matriculados nas escolas comuns da educação básica. Trata-se, portanto, de um estudo qualitativo a ser desenvolvido em dois momentos: no primeiro momento desenvolveremos estudos exploratórios buscando identificar alunos com deficiência (física, mental, sensorial) matriculados em salas comuns da educação básica. Na segunda fase da pesquisa desenvolveremos estudos de caso do tipo etnográfico e outras metodologias nos contextos das salas de aula onde esses alunos estão matriculados. A segunda fase do estudo centrará sua atenção nos processos inclusivos, no atendimento educacional especializado e nas práticas pedagógicas docentes para esses alunos, com vistas aos processos de inclusão aprendizagem e desenvolvimento de tais sujeitos.

Data de início: 12/09/2022
Prazo (meses): 48

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Coordenador ROGÉRIO DRAGO
Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910