Processos de escolarização no Estado do Espírito Santo no século XX: explorando percursos na/da história (1930-1960)

Resumo: Objetiva analisar historicamente processos de escolarização no Estado do Espírito Santo de 1930 a 1960, visando compreender formas de escolarização constituídas localmente em suas relações com elementos das políticas públicas nacionalmente instituídas e com teorias pedagógicas que informavam discursos e práticas pedagógicas em diferentes momentos da história capixaba. Baseia-se na história cultural (BURKE, 2000; 2005), partindo da valorização da história local e da compreeensão da singularidade dos fenômenos investigados, em detrimento de grandes narrativas homogeneizadoras. Estabelece como recorte espacial a cidade de Vitória, por ser a capital do Estado do Espírito Santo o local que concentra grande parte das fontes levantadas no Arquivo Público Estadual, na Biblioteca Pública Estadual e na Coleção Especial da Biblioteca da Universidade Federal do Espírito Santo. Como recorte temporal propõe o período compreendido entre 1930-1960. Atenta para as relações de força (GINZBURG, 2002) que movimentam cenários da história da educação capixaba (GINZBURG, 2002), na medida em que formos capazes de, a contrapelo (BENJAMIN, 1994) ou explorando o hors-texte (GINZBURG, 2002), romper silenciamentos e fazer ecoar a polifonia das vozes de múltiplos sujeitos da história da educação local.

Data de início: 10/03/2008
Prazo (meses): 60

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Aluno Doutorado WAGNER DOS SANTOS
Aluno Doutorado SANDRO NANDOLPHO DE OLIVEIRA
Aluno Mestrado FÁBIO LUIZ ALVES DE AMORIM
Aluno Mestrado TACIANA DOS SANTOS MAGALHÃES
Aluno Mestrado MIRIÃ LÚCIA LUIZ

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