Implementação do Novo Ensino Médio (lei federal nº13415/2017) no Brasil e no Espírito Santo: repercussões curriculares e na docência nas redes públicas (estadual e federal) e privadas (sistema S e escolas particulares).
Resumo: A implementação do Novo Ensino Médio no Espírito Santo tem gerado importantes repercussões nos currículos e na docência nas redes públicas (estadual e federal) e privadas (sistema S e escolas particulares). Tal política institucionalizada pela lei federal nº13415/2017 e demais normativas derivadas (normas federais, leis estaduais e resoluções de conselhos nacional e estaduais de educação) vem alterando substancialmente a organização e a composição dos conteúdos e práticas escolares com fortes desdobramentos na formação dos egressos e no trabalho docente. A nova estrutura do saber escolar definiu duas partes principais do currículo: BNCC e Itinerários formativos, repõe de maneira flexível suas partes sem uma estrutura abrangente com disciplinas obrigatórias, possibilitando a constituição de um currículo fragmentado que não assegura uma formação geral consistente perante o ENEM nem oferece uma formação humana integral que articule Trabalho, Ciência e Cultura. Acreditamos que o novo ensino médio (NEM) precariza o currículo escolar e o trabalho docente por meio da invenção de uma organização curricular fluída de base temporal restrita e fraca consistência epistemológica, oferecendo novos conteúdos como projeto de vida e estudo orientado sem exigência de habilitação específica em detrimento de outros conhecimentos essenciais à formação do pensamento crítico.
Data de início: 01/08/2023
Prazo (meses): 24
Participantes:
Papel | Nome |
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Aluno Doutorado | SAMANTA LOPES MACIEL |
Aluno Doutorado | FERNANDO DE OLIVEIRA LEAL |
Aluno Doutorado | BRUNO SANTOS CONDE |
Aluno Doutorado | RONAN SALOMÃO GASPAR |
Aluno Mestrado | WALDIRLENE TELLES COUTINHO BALDAN |