A política de Educação de Jovens e Adultos no ES: repercussões no (des) cumprimento do direito à educação no movimento de reconstrução em face do desmonte de políticas públicas

Resumo: Este projeto vincula-se ao Programa de Pós-graduação em Educação do Centro de Educação (CE) da Ufes, na linha de pesquisa “Educação, formação humana e políticas públicas”, bem como ao Grupo de Pesquisa do CNPQ “Educação de Jovens e Adultos e Educação Profissional na cidade e no campo” (GEPEJAC) e ao Núcleo de Educação de Jovens e Adultos do CE. Busca prosseguir estudos desenvolvidos e em andamento por integrantes deste grupo, oriundos de investigações já realizadas, em nível de mestrado, doutorado e iniciação científica, nos últimos cinco anos, que comungam uma agenda de investigação a partir de alguns eixos temáticos a serem tomados como objetos de estudo: a) o direito à educação em tempos de retração da oferta da EJA e as formas de atendimento às diversidades dos sujeitos na cidade e no campo; b) estudo e análise das políticas de EJA em nível nacional e local; c) acompanhamento da oferta da educação profissional nas redes estadual, municipais e federal; d) estudos de levantamento e atualização dos dados da realidade local da EJA sobre fechamento de turmas , turnos e escolas de EJA, na relação com os dados oriundos das estatísticas educacionais (Inep, Ibge) de forma articulada com ação política do Fórum de EJA/ES; e) continuidade de estudos sobre alfabetização e cultura escrita e sua incorporação nas estratégias de integração curricular na educação básica. Tem como objetivo geral analisar as recentes políticas de EJA em nível nacional e local, no período de 2021- até o presente momento, em seus desdobramentos na conformação da oferta de EJA nas redes estadual, municipais e federal, tendo em vista o movimento de reconstrução nacional em face do desmonte que segue aniquilando a oferta da modalidade, produzindo fechamentos no âmbito do ensino fundamental e médio, em diferentes loci de pesquisa. Em tempos de acirramento das disputas por projetos societários distintos, a educação popular é reafirmada como matriz teórica do grupo, em interlocução com o pensamento de Paulo Freire, Florestan Fernandes e Gramsci, bem como com o aporte de autores do campo da política educacional, das relações trabalho educação aberto a novas interlocuções que desafiam as diversidades na EJA. Coerente com a abordagem epistemológica da educação popular que se abre para conjugar diferentes formas de pesquisa, as opções metodológicas assumidas envolvem a pesquisa participativa e documental. A pesquisa participativa ao entrelaçar com outras formas de abordagens metodológicas busca desocultar “saberes e práticas da margem” (Streck, 2012, p. 20), numa perspectiva transdisciplinar, com base na premissa de que “o conhecimento não é privilégio de determinadas pessoas” (Streck,2012, p.20). Tem-se como perspectiva que os desafios e eixos de investigação elencados, bem como a agenda de pesquisa proposta possam continuar inspirando caminhos de pesquisa no âmbito da iniciação científica e da pós-graduação, considerando que a proposição ora feita se constitui como matriz para abrigar possíveis e necessárias investigações que a dinâmica da realidade impõe. Os resultados obtidos da pesquisa serão devolvidos em forma de produção acadêmica em periódicos qualificados e em eventos científicos, compartilhados em espaços das plenárias do Fórum de EJA/ES e de debates sobre as políticas públicas junto a movimentos sociais e demais segmentos da sociedade civil interessados.

Data de início: 15/05/2024
Prazo (meses): 24

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Aluno Doutorado TATIANA SILVA MACHADO DE OLIVEIRA
Aluno Doutorado MARIA DE FÁTIMA MIGUEL RIBEIRO
Aluno Doutorado IVAN CARDOSO OLIOSE
Aluno Doutorado FERNANDA RODRIGUES NEVES REINHOLTZ
Coordenador EDNA CASTRO DE OLIVEIRA

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