A criança com deficiência: um estudo sobre infância, cultura e subjetividade.

Resumo: O presente projeto pretende investigar processos constitutivos da infância da criança com deficiência na vida e na escola para a construção dos seus conhecimentos e subjetividades. Para tanto, tomaremos como pressuposto básico o caráter social do desenvolvimento humano, pois é na organização social e cultural que o sujeito encontra as possibilidades que alicerçam os seus processos de humanização e subjetivação. A base norteadora da argumentação dessas questões se apoiará em autores da abordagem histórico-cultural. Além desse aporte teórico, trarei para discussão os estudos sobre a infância que estão sendo constituídos pelos teóricos que fazem parte do campo de investigação denominado sociologia da infância e sobre os estudos que investigam a cultura escolar. A metodologia envolverá a pesquisa bibliográfica; história de vida e estudos de casos. Esperamos obter dados que nos auxiliem na produção de conhecimento sobre a história da infância da criança com deficiência a partir do estudo dos processos constitutivos de sua infância na vida e na escola que revelam seus conhecimentos e subjetividades.

Data de início: 01/02/2009
Prazo (meses): 36

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Aluno Doutorado FABIANA ALVARENGA RANGEL
Aluno Doutorado LUCYENNE MATOS DA COSTA VIEIRA-MACHADO
Aluno Mestrado DAVIDSON NUNES RAYMUNDO
Aluno Mestrado RENATA SUZI ESCUDEIRO HASTENREITER RODRIGUES
Coordenador SONIA LOPES VICTOR
Transparência Pública
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