OS AFETOS E AS EXPERIMENTAÇÕES ESTÉTICAS NA DISCURSIVIDADE ACADÊMICO-CIENTÍFICA EM SUA RELAÇÃO COM OS CURRÍCULOS PRODUIZDOS NO PLANO DE IMANÊNCIA DOS COTIDIANOS ESCOLARES

Resumo: A pesquisa busca delinear como a dimensão do sensível se apresenta nas práticas discursivas sobre currículo, presentes nas normativas legais em sua relação com a discursividade acadêmico-científica expressa em artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais, classificados nos estratos superiores A1 e A2, nos cinco anos posteriores à promulgação das normativas. Compreende a educação da sensibilidade social a partir do estabelecimento de relações entre os campos da ética, da política e da estética, na medida em que constituem uma totalidade: a estética da sensibilidade, da inventividade e da diferença. Desse modo, a relevância do objeto de estudo parte do pressuposto de que a concepção de conhecimento expressa em periódicos qualificados contribui para o debate e ações políticas, interferindo em práticas discursivas vivenciadas nos múltiplos contextos cotidianos educacionais. Considerando o cotidiano escolar como o plano de imanência no qual as relações de poder, macro e micropoliticamente, atuam nos corpos coletivos, potencializando uma vida em composição com forças heterogêneas, este projeto busca argumentar sobre os lugares, os espaços e a ordem institucional que tomam corpo e possibilitam a constituição de coletivos articulados como políticas ativas, assim como questionar os conceitos e as práticas a partir das quais os corpos que habitam e/ou atravessam os cotidianos escolares são qualificados, passando pelas forças e fluxos que os modelam ou os criam. Nesse sentido, busca unir o inteligível ao sensível e ao afeto, relacionando-os tanto com as normativas curriculares que incidem sobre os cotidianos escolares como a produção da comunidade acadêmico-científica expressa em artigos publicados em periódicos qualificados. A equipe será integrada por professores doutores, doutorandos, mestrandos, alunos de IC e colaboradores pesquisadores estrangeiros (USA e Espanha).

Data de início: 01/05/2025
Prazo (meses): 36

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Aluno Doutorado ELIANA APARECIDA DE JESUS REIS
Aluno Doutorado SUNAMITA ASTIR DAUD DE SOUZA
Aluno Mestrado GISELY MARA FAVALESSA
Coordenador TÂNIA MARA ZANOTTI GUERRA FRIZZERA DELBONI
Pesquisador ANA PAULA PATROCINIO HOLZMEISTER
Transparência Pública
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