A criação e a consolidação de espaços/tempos para a formação e práticas de professores no Espírito Santo entre 1930 e 1960: um olhar histórico
Resumo: Investiga a criação e a consolidação de espaços/tempos destinados à formação e prática de professores no período compreendido entre 1930 e 1960, considerando-se que neste período foram instituídas diretrizes nacionais para a educação brasileira que serviram como base para o desenvolvimento posterior de políticas para a área. Juntando-se à produção local sobre a história da educação capixaba, analisa historicamente processos institucionalizados de formação e prática de professores no período estudado, visando a compreensão de singularidades regionalmente constituídas em suas conexões com as políticas públicas nacionais e com o pensamento pedagógico que embasava discursos e práticas de formação para a docência. Busca-se, dessa forma, dar visibilidade aos processos locais de formação e práticas de professores, rompendo com a visão periférica e deficitária geralmente prevalente em estudos sobre a história e a história da educação no Espírito Santo. Utilizamos como aporte teórico-metodológico o pensamento de Marc Bloch (2001), Walter Benjamin (1994) e Carlo Ginzburg (1989, 2002) explorando, nesses autores, a ideia de que passado e presente se interpenetram e a noção de que a narrativa histórica se constitui por meio do mergulho nas fontes estudadas de forma ao mesmo tempo rigorosa e flexível. Nessa visão da história, trata-se de buscar nas fontes indícios e sinais que possibilitem a compreensão do tema estudado, levando-se em conta, na sua análise, as fontes, as relações de força envolvidas na produção de cada uma delas.
Data de início: 12/05/2011
Prazo (meses): 36
Participantes:
Papel | Nome |
---|---|
Aluno Doutorado | GERALDO BASSANI |
Aluno Doutorado | ANDREA BRANDÃO LOCATELLI |
Aluno Doutorado | SANDRO NANDOLPHO DE OLIVEIRA |
Aluno Mestrado | MARIA LÚCIA DE RESENDE LOMBA |
Aluno Mestrado | TACIANA DOS SANTOS MAGALHÃES |