A construção e validação de instrumentos para avaliar a aprendizagem dos estudantes em Ciências

Resumo: Nesse projeto apresento uma pesquisa de caráter instrumental. O principal objetivo está em desenvolver e validar instrumentos qualitativos e quantitativos que envolvam as diversas áreas da Física e da Biologia. O desenvolvimento desses instrumentos se faz necessário, pois, para analisar o entendimento conceitual dos estudantes nos diferentes campos da ciência é preciso ter instrumentos que permitam acessar os diferentes domínios de conhecimento em diversas ocasiões de medida. O tratamento Rasch será conduzido com intuito de validar os instrumentos de medida e delimitar níveis de entendimento dos estudantes. Do ponto de vista teórico, as principais contribuições serão na linha de fundamentação das teorias de medidas educacionais. O ponto forte dessa pesquisa é seu aspecto prático: ele proverá um conjunto mínimo de instrumentos de medida, qualitativos e quantitativos, necessários para realizar estudos longitudinais para verificar a relação entre os ambientes de aprendizagem implementados, os currículos desenvolvidos e a aprendizagem dos estudantes em ciências.

Data de início: 11/05/2012
Prazo (meses): 24

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Coordenador GEIDE ROSA COELHO
Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910