A educação especial na educação infantil e no primeiro ano do ensino fundamental: estudos dos processos de inclusão e do atendimento educacional especializado

Resumo: O presente projeto se refere a uma proposta de pesquisa acerca da investigação da educação especial na educação infantil e no primeiro ano do ensino fundamental visando à realização de estudos sobre os processos de inclusão e o atendimento educacional especializado. O referido projeto surge em virtude do envolvimento do Grupo de Pesquisa em Infância, Cultura, Inclusão e Subjetividade – Grupicis, registrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, com as referidas temáticas e do envolvimento deste grupo com a pesquisa do Observatório Nacional de Educação Especial do CNPq. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa dentro de uma perspectiva da análise microgenética, tendo como referenciais teóricos a abordagem histórico-cultural e os estudos da sociologia da infância. Esperamos contribuir para a reflexão e promoção da educação especial para as crianças pequenas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades e superdotação na perspectiva da inclusão.

Data de início: 01/02/2012
Prazo (meses): 42

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Aluno Doutorado ANGELA MARIA CAULYT SANTOS DA SILVA
Aluno Doutorado LARISSY ALVES COTONHOTO
Aluno Doutorado KEILA CARDOSO TEIXEIRA
Aluno Doutorado MARTA ALVES DA CRUZ SOUZA
Aluno Doutorado WAGNER KIRMSE CALDAS

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