Educação em Tempo Integral na Educação Infantil: um estudo das concepções e práticas no Estado do Espírito Santo

Resumo: A hipótese de que a experiência da educação integral na educação infantil se mantém principalmente sob a égide da ampliação do tempo de permanência da criança na instituição é um anúncio do quão se fazem necessários estudos e pesquisas que nos permitam compreender os diferentes desafios e motivações que têm se constituído em torno da demanda de ampliação do tempo integral ou da educação em tempo integral na educação infantil. Portanto, uma análise mais apurada dos diferentes processos que vem ocorrendo em torno da organização e implementação dessas propostas será um caminho importante para subsidiar as políticas de educação infantil.

Com o intuito de compreender as concepções, motivações e estratégias que se configuram em torno do atendimento da educação infantil em tempo integral, propomos um estudo exploratório com o objetivo de mapear, bem como, analisar as experiências existentes em diferentes cidades do Estado do Espírito Santo, cujos contextos diversos (creche e pré-escola, campo e cidade, esfera pública e privada com ou sem fins lucrativos), tem feito emergir formas institucionalizadas e justificações múltiplas de ampliação do tempo de permanência das crianças em creches e/ou pré-escolas.

Data de início: 22/04/2013
Prazo (meses): 76

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Aluno Doutorado LUZIANE DE ASSIS RUELA SIQUEIRA
Aluno Doutorado MARCELO SERUTE
Aluno Doutorado EDSON MACIEL PEIXOTO
Aluno Doutorado MARLUCE LEILA SIMÕES LOPES
Colaborador GEIDE ROSA COELHO

Páginas

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910