Educação Especial, Políticas e Contextos: análise de configurações, de indicadores e de tendências em diferentes cenários

Resumo: A pesquisa é coordenada por professores-pesquisadores que atuam nos Programas de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e de Educação e de Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos. Objetiva cartografar a Educação Especial em municípios brasileiros, situados no Espírito Santo, Rio Grande do Sul e São Paulo, considerando os contextos e as políticas educacionais locais, os índices educacionais, os dados relativos à escolarização dos alunos público-alvo da Educação Especial e a organização/ gestão da Educação Especial nas redes municípios/estaduais envolvidas no estudo. Concomitantemente, se propõe promover a comparação dessa realidade com municípios/regiões do México, Moçambique e Itália, buscando identificar articulações/aproximações e compreender diferentes aspectos dos processos, concepções e políticas relativas à educabilidade das pessoas público-alvo da Educação Especial em diferentes sociedades. Adota como referencial teórico as contribuições de Boaventura de Sousa Santos, de pesquisadores da Educação Especial e a própria legislação educacional brasileira. A metodologia a ser utilizada é de caráter predominantemente qualitativo associada também a dados quantitativos, envolvendo análise de dados do Censo Escolar a partir da ferramenta estatística SPSS, revisão bibliográfica, análise de produções acadêmicas e de documentos, estudos de casos e realização de entrevistas com gestores e profissionais da Educação. Para as análises qualitativas, apoia-se nas abordagens de análise de conteúdo e análise crítica do discurso (FAIRCLOUGH, 2001), a partir dos objetivos da investigação. Como resultados, busca-se constituir conhecimentos sobre a implementação de políticas públicas favorecedoras da inclusão escolar de pessoas público-alvo da Educação Especial e sobre a formação de professores-pesquisadores, promovendo a divulgação desses conhecimentos por meio de livros, dissertações e teses, relatórios de iniciação científica e apresentação de trabalhos em congressos qualificados conforme critérios adotados pela CAPES.

Data de início: 03/01/2015
Prazo (meses): 54

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Aluno Doutorado ISABEL MATOS NUNES
Aluno Doutorado ALINE DE MENEZES BREGONCI
Aluno Doutorado ARIADNA PEREIRA SIQUEIRA EFFGEN
Aluno Doutorado SONIA APARECIDA ALVARENGA VIEIRA
Aluno Mestrado CHRISTIANO FELIX DOS ANJOS

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