Histórias e memórias de sujeitos em processo de formação inicial em Educação Física
Resumo: Objetiva analisar processos de formação inicial de estudantes e egressos do curso de Educação Física do Centro de Educação Física e Desportos da Ufes, considerando-se a relação entre a trajetória de formação e as histórias de vida dos sujeitos. Para isso, toma como direcionamento a perspectiva (auto)biográfica (SOUZA, 2007; 2008) como elemento que, numa relação com a História da Educação, contribui para compreender processos mais amplos de formação docente e, também, relações com a cultura e com o cotidiano escolares. Nessa direção, toma como fontes os relatos produzidos ao longo do processo de formação inicial especialmente, nas unidades curriculares do curso, em diferentes momentos históricos, nas quais os estudantes são/foram convidados a rememorarem seus processos de escolarização desde a infância até a adolescência. Esse material inclui: relatos de experiência, produzidas nos Estágios Supervisionados e em outras disciplinas que visam à aproximação com as escolas; portfólios produzidos pelos estudantes; memoriais de formação, produzidos sob a forma de Trabalhos de Conclusão de Curso da Licenciatura em Educação Física; cadernos e demais materiais produzidos pelos estudantes. Para essa análise toma como referência os estudos que abordam as histórias de vida e formação numa perspectiva (auto)biográfica (SOUZA, 2007) e as metodologias da História que orientam o exame das fontes como testemunhos (BLOCH, 2001), na relação com o contexto de produção (GINZBURG, 2002). Mobiliza, também, as noções de narrativa, de experiência e de intercâmbio, no modo como são propostas por Benjamin (2004).
Data de início: 25/09/2015
Prazo (meses): 72
Participantes:
Papel | Nome |
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Aluno Mestrado | LUCAS BORGES SOEIRO |
Coordenador | ROSIANNY CAMPOS BERTO |