Educação Infantil, Infâncias e Cidade: um diálogo possível?
Resumo: Esta pesquisa propõe problematizar a educação infantil a partir de certas linhas pouco visíveis na dinâmica social da escola e fora dela que podem influenciar tanto nas relações estabelecidas com a cidade quanto na formação das crianças. Tem por objetivo investigar as possibilidades de interação entre as instituições de educação infantil, suas infâncias a partir de uma descrição sobre as práticas sociais das crianças na cidade, seus vínculos com a educação infantil e as formas de interação estabelecidas entre as instituições de educação infantil e outros espaços da cidade na perspectiva de suas práticas educativas. A opção metodológica é um estudo exploratório qualitativo. Como campo de pesquisa serão privilegiadas três instituições públicas de educação infantil, sendo duas localizadas nos municípios de Vitória e uma em Guarapari. Como sujeitos da pesquisa participarão cinco crianças com idade de cinco anos de uma mesma turma, moradoras do bairro onde estudam e suas respectivas professoras. Para a interpretação e a descrição dos fenômenos a serem pesquisados serão utilizadas a observação participante das práticas cotidianas vividas pelas crianças escola e comunidade com registros em diário de campo; rodas de conversa com as crianças; conversas informais e entrevistas às professoras participantes, incluindo-se a análise de conteúdo dos projetos políticos pedagógicos produzidos pelas instituições investigadas. Fotografias, desenhos e alguns recursos geotecnológicos (GPS, mapas digitais, mapas afetivos etc.) também serão utilizados para uma melhor compreensão dos percursos feitos diariamente pelas crianças e caracterização dos seus contextos de ação. Se as instituições educativas têm sido interpeladas, na contemporaneidade, pelos diferentes acontecimentos da cidade, é porque cidade e escola precisam estabelecer uma relação dialógica mais efetiva e contínua, tendo como perspectiva as crianças e suas infâncias que se fazem presentes nas suas diferentes tramas sociais.
Data de início: 26/03/2018
Prazo (meses): 48
Participantes:
Papel | Nome |
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Aluno Doutorado | LARISSA FRANCO DE MELLO AQUINO PINHEIRO |
Aluno Mestrado | YAMILLI KAREN RODRIGUES DE PINHO DA MATTA |
Aluno Mestrado | ALEXANDRA SANTUZZI ZUCCOLOTTO |
Coordenador | VÂNIA CARVALHO DE ARAÚJO |