Sobre o PPGMPE

O Programa de Mestrado Profissional em Educação (PPGMPE) do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo, código Capes 30001013107P4, inscrito na modalidade profissional, se encontra vinculado à área de concentração EDUCAÇÃO, na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), tendo sua sede em Vitória-ES, oferecendo o curso de Mestrado Profissional em Educação, desde 2017, mantendo um perfil de qualificação acadêmica atestado pela CAPES, tendo recebido conceito 3 no processo de credenciamento.

O Programa foi autorizado pelo Parecer CNE/CES 182/2017 e reconhecido pela Portaria nº 1.359, de 18 de dezembro de 2018, do Ministério da Educação. Visa a formação de profissionais da educação como Mestres em Educação na modalidade profissional, tendo em vista o lugar essencial que esses profissionais ocupam nos sistemas educacionais, e, portanto, a capacidade que possuem para contribuir para o alcance do preceito constitucional relativo ao direito à educação para toda a população brasileira.

Desta forma, tem com o público-alvo profissionais da educação que estejam em efetivo exercício nas escolas de educação básica, nas secretarias de educação e também técnicos e docentes que atuam nas instituições de ensino superior.

A valorização dos profissionais da educação implica existência de salários dignos, de planos de carreira, de condições de trabalho, dentre outros elementos, mas também requer, necessariamente, ações e políticas de formação continuada que permitam reflexões contínuas sobre os saberes e fazeres pedagógicos de modo a garantir o desenvolvimento da educação e a aprendizagem dos estudantes.

Dessa maneira, os programas de mestrados profissionais têm a incumbência importante de proporcionar a formação continuada dos profissionais da educação, criando condições para que possam pensar e atuar de modo a construir conhecimentos que ajudem a enfrentar questões que afetam a educação de crianças, adolescentes, jovens, adultos tanto da escola básica como do ensino superior e questões relativas à gestão que conduzam à melhoria dos sistemas e dos processos educacionais.

O programa já formou 51 mestres e conta com 80 alunos regularmente matriculados. As atividades didático-pedagógicas (aulas) se realizam às segundas e terças-feiras, quinzenalmente, proporcionando condições para que os mestrandos conciliem suas atividades profissionais com seus processos formativos. O corpo docente é constituído por 28 professores com Doutorado em Educação ou áreas correlatas com experiência na formação de professores para atuação nas várias etapas, níveis e modalidades de ensino.

Os processos de seleção se realizam anualmente, podendo os interessados buscar informações na página virtual do programa (www.educacao.ufes.br), encaminhar e-mail (ppgmpe.ufes [at] gmail.com) ou entrar em contato pelo telefone (27) 4009-7779

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910