QUEM CONTA UM CONTO AUMENTA UM PONTO? REFLEXÕES SOBRE AS ADAPTAÇÕES DE CLÁSSICOS DA LITERATURA PARA CRIANÇAS E JOVENS LEITORES
Nome: ANDRÉA ANTOLINI GRIJÓ
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 20/12/2017
Orientador:
Nome | Papel |
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CLEONARA MARIA SCHWARTZ | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
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CLEONARA MARIA SCHWARTZ | Orientador |
LETÍCIA QUEIROZ DE CARVALHO | Examinador Externo |
MOEMA LÚCIA MARTINS REBOUÇAS | Examinador Interno |
PAULO ROBERTO SODRÉ | Examinador Interno |
SIMONE DE JESUS PADILHA | Examinador Externo |
Resumo: Trata este texto do resultado de pesquisa, inserido no conjunto de produções acadêmicas que discutem as relações entre letramento literário e objetos da cultura escolar, especificamente as adaptações de clássicos da literatura para crianças e jovens leitores. Constituem-se objetivos desta pesquisa: mapear e categorizar os mecanismos que configuram o processo de adaptação dessas obras e discutir as possíveis contribuições da leitura de adaptações para o letramento literário. O diálogo com a produção acerca do tema foi organizado por eixos: letramentos, letramento literário e escolarização; clássicos da literatura e formação do cânone e adaptações de textos literários, especialmente com os teóricos: Bakhtin (1988,1992,2003), Eco (2004,
2008), Marinho (2010) e Paulino (2004), Perrone-Moisés (1998, 2016). O corpus da análise
constitui-se de Raptado, de Robert Louis Stevenson e As aventuras de Pinóquio, de Carlo Collodi e foi selecionado em função de dois critérios: serem adaptações realizadas a partir de textos previamente traduzidos para a língua portuguesa, a fim de identificar exclusivamente os mecanismos de adaptação e comporem o acervo do Programa Literatura em Minha Casa. Para
desenvolver, sob o paradigma da interpretação, a pesquisa qualitativa, do tipo documental realizou-se análise comparativa entre textos integrais e adaptados, mapeamento e categorização dos mecanismos empregados pelos adaptadores, análise das consequências da adaptação de textos para a leitura e possíveis contribuições desse dispositivo para o letramento literário. Os
mecanismos de adaptação foram categorizados em supressões, alterações e acréscimos, mobilizados em diferentes aspectos, o que resulta em uma nova obra, cuja intencionalidade mais expressiva volta-se para manutenção do enredo da narrativa e que contribui expressivamente para a formação do leitor semântico, cuja experiência estética tende a ser reduzida