ENTRE SUBIDAS E DESCIDAS: AS CULTURAS DA INFÂNCIA NAS LADEIRAS DA VILA RUBIM
Nome: ÉRIKA MILENA DE SOUZA
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 15/12/2017
Orientador:
Nome | Papel |
---|---|
VÂNIA CARVALHO DE ARAÚJO | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
---|---|
CLÁUDIA MARIA MENDES GONTIJO | Examinador Interno |
ERINEU FOERSTE | Examinador Interno |
NELSON FIGUEIREDO DE ANDRADE FILHO | Examinador Externo |
VÂNIA CARVALHO DE ARAÚJO | Orientador |
Resumo: Objetiva-se investigar os diálogos tecidos entre as culturas infantis, as tradições, as condições socioeconômicas e as características culturais nas crianças que vivenciam a Região da Vila Rubim, em Vitória/ES. A pesquisa desenvolve-se com a utilização de duas estratégias metodológicas: um estudo exploratório e um estudo de caso etnográfico, ambos realizados nas ruas e praças da região. O estudo exploratório ocorre na fase inicial da investigação e tem como objetivo desnaturalizar o olhar sobre as diferentes práticas socioespaciais desenvolvidas pelas crianças que transitam na região e desvelar as suas interações no/com o mundo urbano. Tal etapa da pesquisa permite entender que, nas interpretações socioespaciais
realizadas pelas crianças, elas inter-relacionam as suas vivências pessoais, as relações sociais que estabelecem com os outros e a própria dimensão física do espaço. Com base nos achados do estudo exploratório, realiza-se o estudo de caso etnográfico, com o propósito de revelar as manifestações das culturas infantis nos espaços comuns da Vila Rubim. Os resultados da investigação apontam que as crianças se apropriam, compartilham e narram criativamente o espaço em que vivem; elas estabelecem formas de sociabilidade que permite o intercâmbio
sociocultural entre os diferentes grupos geracionais. Por meio dessas trocas, elas se inserem e (re) constroem as tradições e as memórias culturais presentes nos morros e nas baixadas da região.