AFFORDANCES DA COIL: ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA ENTRE UFES E UAH

Nome: CARLOS ALBERTO HILDEBLANDO JUNIOR
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 03/12/2019
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
KYRIA REBECA NEIVA DE LIMA FINARDI Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
JOYCE WASSEM Examinador Interno
KYRIA REBECA NEIVA DE LIMA FINARDI Orientador
MICHELE SALLES EL KADRI Examinador Externo
RENATA ARCHANJO Examinador Externo

Resumo: O objetivo principal deste trabalho é refletir sobre as affordances da abordagem de aprendizado colaborativo online internacional (COIL na abreviação em inglês e doravante) para apoiar a internacionalização da educação superior. Mais especificamente, esta pesquisa busca analisar quais são as affordances percebidas por alunos e professores envolvidos em uma experiência COIL entre duas universidades do Sul Global, quais sejam, a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) no Brasil e a Universidade Alberto Hurtado (UAH) no Chile. Partindo de noções da literatura decolonial como a ecologia dos saberes (SANTOS, 2007a) e o uso do inglês no Sul Global (FINARDI, 2019a), analisamos a COIL como possibilidade de uso de diferentes abordagens e tecnologias no contexto da internacionalização do ensino superior. O aporte teórico se baseia no conceito de affordances (VAN LIER,
2004) e inclui a perspectiva sociocultural com foco especial na noção de mediação (VYGOSTKY, 1978), bem como uma visão crítica sobre internacionalização a partir do conceito de Epistemologias do Sul de Boaventura de Sousa Santos (2007a). A fim de analisar as affordances da COIL para o intercâmbio acadêmico virtual entre duas instituições de ensino superior do Sul Global, uma intervenção pedagógica no formato COIL foi realizada na disciplina de Estágio Supervisionado I do curso de Letras Inglês da UFES e da disciplina equivalente do curso de Pedagogia em Inglês da UAH no Chile. A pesquisa é de cunho principalmente qualitativo (CRESWELL, 2012) e, em
menor escala, autoetnográfico (CHANG, 2015) e analisa dados oriundos das
percepções dos alunos e professores no Brasil e no Chile que participaram da
intervenção COIL e as observações participantes do pesquisador/autor. Os resultados sugerem que a proposta COIL implementada oferece diversas affordances entre as quais destaca-se o espaço relevante de trocas entre universidades em geral e do Sul Global em particular. Além disso, os resultados sugerem que a abordagem COIL oferece uma alternativa de baixo custo para a mobilidade acadêmica virtual e para a internacionalização do currículo ou internacionalização em casa (IeC), mostrando-se como possibilidade relevante para desenvolvimento da competência intercultural dos alunos já que somente uma minoria deles tem chance de fazer mobilidade acadêmica física. Por outro lado, a implementação da proposta COIL entre a UFES e a UAH também ressaltou limitações relativas à infraestrutura, calendário acadêmico,
tecnologias utilizadas e suporte institucional. De maneira geral, concluímos que para garantir um processo de internacionalização ativo, crítico e sustentável, a abordagem COIL precisa fazer parte da cultura local contando com apoio técnico, institucional e acadêmico (principalmente de docentes) para alcançar os benefícios identificados nas affordances percebidas nessa abordagem.

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