A CONSTITUIÇÃO DA DOCÊNCIA DE PROFESSORES DE HISTÓRIA DA ARTE DO CURSO DE LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS – EAD – UAB/UFES: DIÁLOGOS ENTRE A MODALIDADE A DISTÂNCIA E A PRESENCIAL

Nome: JULIANA DE SOUZA SILVA ALMONFREY
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 27/02/2020

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
CLEONARA MARIA SCHWARTZ Examinador Interno
GERDA MARGIT SCHUTZ FOERSTE Examinador Interno
LEDA MARIA DE BARROS GUIMARÃES Examinador Externo
LETÍCIA QUEIROZ DE CARVALHO Examinador Externo
MOEMA LÚCIA MARTINS REBOUÇAS Orientador

Resumo: O presente estudo centra-se na atuação de professores de História da Arte que passaram a
fazer parte do corpo docente do curso em Licenciatura em Artes Visuais na modalidade a
distância da Universidade Federal do Espírito Santo. As questões que problematizaram a
investigação foram: de que modo a EaD, em suas demandas e especificidades, contribuiu
para a constituição da docência de professores com experiência na modalidade presencial?
E ainda, como esses sujeitos estabeleceram diálogos entre suas experiências vivenciadas na
modalidade a distância com suas ações na modalidade presencial, após sua experiência em
um contexto de virtualização? O objetivo da pesquisa está em compreender como se deu a
constituição da docência dos sujeitos/professores, considerando as relações dialógicas
estabelecidas no trânsito entre as duas modalidades, ou seja, a presencial e a distância. A
hipótese formulada era que os diálogos estabelecidos entre uma modalidade e outra
configurariam mudanças na docência dos sujeitos/professores, de modo específico, no
âmbito de sua atuação na modalidade presencial. O corpus de análise para a investigação
foi composto pelos programas das disciplinas, pelas salas virtuais e pelos projetos
pedagógicos do curso de Artes Visuais – EaD, além das entrevistas realizadas com os
sujeitos/professores. Para as análises, foram utilizadas como premissas a concepção
dialógica e polifônica da linguagem de Mikhail Bakhtin e a metodologia operatória da
semiótica discursiva, que balizaram o exame dos discursos, suas estratégias enunciativas e
as vozes neles manifestas, tendo em vista o estudo da constituição da docência dos sujeitos.
Com esse trabalho pôde-se verificar o modo como sua docência foi se constituindo em
processo, ou seja, por meio dos diálogos no trânsito entre essas duas modalidades.
Verificaram-se os arranjos realizados por cada sujeito pesquisado em suas ações didáticas,
quanto passaram a atuar na modalidade a distância, visto as novas situações que essa trazia.
Foi observado, portanto, que a experiência com a EaD repercutiu na atuação dos
professores na modalidade presencial, sendo manifestada por meio de acréscimos, revisões
e adaptações nas ações de docência dos sujeitos.

Acesso ao documento

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910