A CRIANÇA COM SÍNDROME DE CORNÉLIA DE LANGE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO DE CASO
Nome: MAYCON DE OLIVEIRA PEROVANO
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 28/04/2020
Orientador:
Nome | Papel |
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ROGÉRIO DRAGO | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
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ANDRESSA MAFEZONI CAETANO | Examinador Interno |
EDMAR REIS THIENGO | Examinador Externo |
IVONE MARTINS DE OLIVEIRA | Examinador Interno |
KEZIA RODRIGUES NUNES | Examinador Interno |
ROGÉRIO DRAGO | Orientador |
Resumo: Essa pesquisa teve por objetivo geral investigar o processo de aprendizagem,
desenvolvimento e inclusão de uma criança com síndrome de Cornélia de
Lange (SCdL) na educação infantil. A pesquisa usou como metodologia o
estudo de caso do tipo etnográfico, tendo como aporte teórico os escritos de
André; Gil; Moreira, Caleffe; Michel; e Sarmento. Como procedimentos,
optamos por realizar pesquisa de campo, entrevistas semiestruturadas,
observações participantes, registros fotográficos e fílmicos. A pesquisa de
campo foi desenvolvida em um Centro Municipal de Educação Infantil no
município de Vitória/ES. Para fundamentação teórica e análise e discussão dos
dados, apoiamo-nos nos pressupostos de Vigotski e seus interlocutores,
depreendendo alguns de seus conceitos (brincar, funções psicológicas
superiores, internalização, mediação, relações interpessoais e zona de
desenvolvimento iminente), para que com isso tivéssemos clareza ao discutir
alguns apontamentos da prática pedagógica. A pesquisa nos permitiu conhecer
a síndrome Cornélia de Lange por meio de uma criança na última etapa da
educação infantil. Percebemos que o Centro Municipal de Educação Infantil
(CMEI) tem tentado ao máximo incluir a criança em todas as atividades em que
a turma está inserida, mesmo em meio às dificuldades. Compreendemos que
as mediações e interações entre crianças-crianças e crianças-adultos têm
contribuído para a aprendizagem e desenvolvimento do sujeito de pesquisa,
bem como sua inclusão no processo educacional como sujeito que aprende e
ensina.