A Sociologia Figuracional no fazer docente de uma professora de arte com um estudante com baixa visão

Nome: CLAUDIANA RAYMUNDO DOS ANJOS
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 22/05/2020
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
REGINALDO CÉLIO SOBRINHO Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
DENISE MEYRELLES DE JESUS Examinador Interno
ISABEL MATOS NUNES Examinador Interno
REGINALDO CÉLIO SOBRINHO Orientador
ROSANGELA GAVIOLI PRIETO Examinador Externo

Resumo: Neste estudo objetivamos problematizar a dinâmica do(s) fazer(es) docente de um(a)
professor/a Arte com um(a) aluno(a) com baixa visão considerando o fluxo de
matrículas na rede, as formas de contratação/remuneração em sua prática docente. O aporte teórico esteve baseado nos constructos da Sociologia Figuracional elaborada por Norbert Elias (1993; 1994a; 2001a; 2011), apoiando-nos especialmente na concepção eliasiana que concebe a imbricação sociogênese e psicogênese. Em termos teórico-metodológicos, tratou-se de uma pesquisa delineada como estudo de caso. Na sua realização utilizamos diferentes instrumentos e procedimentos para a coleta e produção dos dados, quais sejam: programa SPSS; estudo de documentos; observação em contexto; entrevista semiestruturada; e atuação colaborativa no contexto da sala de aula junto a professora de arte. Mediante a análise dos dados, compreendemos que as práticas pedagógicas do professor de arte em atuação com um estudante com baixa visão, não podem ser analisadas desconsiderando-se as diferentes condições favorecedoras do desenvolvimento do seu trabalho no contexto escolar. Subsidiado pela sociologia figuracional, compreendemos que as relações de interdependência, as diferentes figurações, os diferentes contextos sociais, tomados na processualidade histórica, estão diretamente relacionados à sua prática docente. Os resultados do estudo, possibilitou também, devido ao aumento no número de matrículas de estudantes PAEE, a realização de um debate mais profundo e sistemático sobre as matrículas desses estudantes no ensino comum, atentando-nos para uma identificação qualitativa e quantitativa desse público matriculado no Ensino
Fundamental no sistema estadual de ensino. Outro ponto, foi a necessidade da
valorização do profissional que atua no ensino de arte, bem como a valorização dessa área de conhecimento por parte do poder público estatal e por fim, a compreensão de que o professor se constitui como um ser histórico e social e que as suas práticas pedagógicas não se constituem de forma isolada, sem considerar os outros profissionais que atuam no contexto escolar. A partir deste estudo, vimos apostando em uma prática pedagógica bem-sucedida que se dá na interação de todos os profissionais que atuam na escola.

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