A EMERGÊNCIA DO GRUPO ESCOLAR E A PRODUÇÃO, PELA DIFERENCIAÇÃO, DAS “ESCOLAS ISOLADAS” NO ESPÍRITO SANTO (1908-1916)

Nome: MARIA ANNA XAVIER SERRA CARNEIRO DE NOVAES
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 11/12/2020
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
REGINA HELENA SILVA SIMÕES Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
CLEONARA MARIA SCHWARTZ Examinador Interno
JOSÉ CLAUDIO SOOMA SILVA Examinador Externo
MARIA ALAYDE ALCANTARA SALIM Examinador Externo
REGINA HELENA SILVA SIMÕES Orientador

Resumo: Este estudo investiga as escolas isoladas no Espírito Santo, no início do século XX,
estabelecendo como marcos temporais dois decretos que as regulamentavam em sentidos
opostos: o primeiro, coincidindo com a criação do primeiro grupo escolar local em 1908,
projetava a supressão das instituições isoladas da capital capixaba, Vitória (ESPÍRITO SANTO,
1908); o segundo, em 1916, propunha a modelização e o aperfeiçoamento da escola isolada,
anteriormente definida como obsoleta pelo efeito da criação do Grupo Escolar Gomes Cardim
(ESPÍRITO SANTO, 1916). O corpus documental compreende mensagens de governo,
relatórios de instrução e inspeção, documentos oficiais avulsos, decretos e regulamentos sobre
a instrução pública e matérias jornalísticas. Para a análise da documentação, dialoga com
teorizações da micro-história, especialmente a partir do método indiciário (GINZBURG, 1989).
Problematiza, desse modo, a produção de escolas isoladas pela diferenciação aos grupos
escolares, considerando as implicações desse processo na trajetória das escolas primárias
capixabas. Para além dos binarismos instituídos discursivamente, investiga a diferenciação
entre os dois modelos como “[...] um conflito feito de desafios, empréstimos recíprocos”
(GINZBURG, 2007, p. 9). Por um lado, a classificação em grupos escolares, escolas isoladas e
escolas reunidas implica em diferentes programas de ensino, formação docente, remuneração
dos/as professores/as, infraestrutura, tempo de duração do curso primário, dentre outros. Por
outro, sob a denominação genérica de “escolas isoladas”, revelaram-se experiências muito
diversas de escolarização. Ainda que discursos e prescrições legais marcassem a distinção entre
os grupos escolares e as escolas isoladas, havia aproximação entre as condições de
funcionamento do Grupo Escolar Gomes Cardim e das escolas isoladas situadas no perímetro
urbano de Vitória.

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