INTERNACIONALIZAÇÃO = EMI? EVIDÊNCIAS DO INGLÊS NA UFES

Nome: RENINNI TAQUINI
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 30/12/2020
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
Kyria Rebeca Neiva de Lima Finardi Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
Kyria Rebeca Neiva de Lima Finardi Orientador
MICHELE SALLES EL KADRI Examinador Externo
Robson Loureiro Examinador Interno

Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo principal refletir sobre o papel das línguas
estrangeiras/adicionais (L2) no processo de internacionalização do ensino superior. Para
tanto, o estudo analisa o papel das L2 em geral e do inglês em particular no processo de
internacionalização da UFES. Mais especificamente, o estudo busca evidências do papel
das L2 e do inglês no processo de internacionalização da UFES analisando dados dessa
universidade em relação à sua oferta de cursos e atividades ministradas em inglês
(English Medium Instruction - EMI) reportada no Guia EMI 2018-2019, triangulando
com dados da proficiência em L2 autodeclarada no currículo lattes de professores de
programas de pós-graduação (PPGs) dessa instituição. O arcabouço teórico utilizado
inclui a visão decolonial em relação à internacionalização e a teoria crítica e noção de
capital linguístico de Bourdieu em relação ao papel das L2 nesse processo. A revisão de
literatura inclui estudos principalmente sobre o papel das L2 no processo de
internacionalização no Brasil e na UFES. A metodologia é de cunho misto (DÖRNYEI,
2007), triangulando dados quantitativos e qualitativos da oferta de L2 da UFES no Guia
EMI 2018-2019 com dados da proficiência em L2 autodeclarada no currículo lattes de
1.156 professores de PPGs dessa universidade. A análise dos dados indica que o inglês
tem papel hegemônico no processo de internacionalização da UFES ainda que outras
possibilidades de L2 tenham sido identificadas. O estudo conclui que há espaço para
outras L2, promovidas por políticas linguísticas multilíngues (GUIMARÃES, 2020) e
para uma internacionalização mais crítica nesse contexto.

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