CONVERSAÇÕES, BRINCADEIRAS E ANDANÇAS COM AS CRIANÇAS: UM
ESTUDO A PARTIR DA “GRAMÁTICA DAS CULTURAS DA INFÂNCIA”

Nome: YAMILLI KAREN RODRIGUES DE PINHO DA MATTA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 30/03/2021
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
VÂNIA CARVALHO DE ARAÚJO Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
CLÁUDIA MARIA MENDES GONTIJO Examinador Interno
GERDA MARGIT SCHUTZ FOERSTE Examinador Interno
JADER JANE MOREIRA LOPES Examinador Externo
VÂNIA CARVALHO DE ARAÚJO Orientador

Resumo: Em busca de compreender o lugar social que a contemporaneidade reservou para
as crianças e, sobretudo, o interesse pelo lugar que as crianças constroem por meio
de suas culturas, Sarmento (2003a) aponta para a existência de uma gramática
própria das culturas da infância. Esta gramática trata de uma normatividade
simbólica, expressa pelas dimensões da semântica, sintaxe e morfologia, que
considera a interatividade, a ludicidade, a fantasia do real e a reiteração, como eixos
estruturadores das culturas infantis. A partir das reflexões teóricas propostas por
Sarmento (2003a) acerca da gramática das culturas da infância e em diálogo com as
contribuições da historiografia da infância (ARIÈS, 1986), da sociologia da infância
(SARMENTO, 2003a; 2003b; CORSARO, 2011), da antropologia da criança (COHN,
2005) e da geografia da infância (LOPES, 2018), esta pesquisa propõe investigar
como a gramática das culturas da infância revela o lugar social que as crianças
constroem por meio das suas experiências dentro e fora da instituição de educação
infantil. Com o objetivo de realizar uma pesquisa em companhia das crianças,
optamos pela etnografia como percurso metodológico. Quanto ao campo de
pesquisa, privilegiamos uma classe de educação infantil multisseriada, em uma
instituição pública de ensino, localizada no contexto rural do município de
Guarapari/ES. Como estratégia para interpretação e registro dos dados, além da
observação participante, rodas de conversas, brincadeiras e andanças com as
crianças, utilizamos registros fotográficos e diários de campo. Analisar as
experiências vividas pelas crianças, a partir dos traços de sua própria cultura, é uma
tarefa necessária para compreender as crianças e suas infâncias. A análise das
culturas infantis, por meio de sua gramática, pode se constituir em um importante
objeto para compreender o lugar social que as crianças constroem, por meio de
suas culturas, tarefa esta que se encontra em boa medida a ser realizada,
considerando o ainda escasso volume de pesquisas e publicações.

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