NOTAS SOBRE O TRABALHO DOCENTE
EM SALA DE RECURSOS COM ESTUDANTES COM ALTAS HABILIDADES OU SUPERDOTAÇÃO

Nome: ROBERTO CARLOS MACHADO
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 16/03/2021
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
REGINALDO CÉLIO SOBRINHO Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
IVONE MARTINS DE OLIVEIRA Examinador Interno
MORGANA DE FATIMA AGOSTINI MARTINS Examinador Externo
REGINALDO CÉLIO SOBRINHO Orientador
VITOR GOMES Examinador Interno

Resumo: Trata-se de estudo que objetiva conhecer o trabalho docente em sala de recursos
multifuncionais que atendem estudantes com altas habilidades ou superdotação. Mais
especificamente, procurou-se discutir questões relacionadas às tensões, desafios e
possibilidades de realização do atendimento educacional especializado (AEE) em
uma escola pública de ensino médio pertencente ao sistema estadual de ensino do
Espírito Santo, localizada no município de Vitória/ES; elaborar apontamentos sobre a
contratação e formação docente; identificar condições institucionais para o fomento
de aplicação de conhecimento pedagógicos; tecer compreensões sobre a
organização do AEE em altas habilidades ou superdotação com base nas normativas
nacionais e estaduais e sistematizar reflexões sobre altas habilidades ou
superdotação e o AEE a partir de Delou (2007), Virgolim (2007; 2014), Freitas (2011;
2013) e Sabatella e Cupertino (2007). Em termos metodológicos, a pesquisa delineouse como um estudo de caso, de natureza qualitativa. Como aporte teórico, os
conceitos de figuração e interdependência elaborados por Norbert Elias (1980, 1994,
1995, 1998, 2011) contribuíram para considerar que o trabalho da professora
especialista se delineia a partir das inter-relações que se estabelecem no contexto
político mais amplo, que se expressam nos processos de contratação e de
organização do trabalho a ser desenvolvido em salas de recursos. Na análise dos
dados, recorreu-se a discussões e reflexões sobre o trabalho desenvolvido nos
diferentes espaços de atendimento, considerando os documentos que orientam a
atividade docente em SRM no Espírito Santo. Observou-se que à professora
especialista são delegadas atribuições para além da docência, como articulações
interinstitucionais e atividades burocráticas, caracterizando uma subvalorização dos
propósitos de ensinar e de aprender no trabalho docente. Os dados apresentam a
necessidade de informações mais precisas nos editais de contratação; realização de
formação continuada envolvendo o tema altas habilidades ou superdotação e
aprimoramento da interlocução entre o AEE e o ensino regular numa perspectiva
colaborativa.

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