O FÓRUM DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO ESPÍRITO SANTO E O DIREITO À EDUCAÇÃO: Lutas, contradições, desafios e perspectivas

Nome: TATIANA SILVA MACHADO DE OLIVEIRA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 26/02/2021
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
EDNA CASTRO DE OLIVEIRA Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
EDNA CASTRO DE OLIVEIRA Orientador
GILDA CARDOSO DE ARAÚJO Examinador Interno
JANE PAIVA Examinador Externo

Resumo: Este estudo buscou investigar a atuação política do Fórum de Educação de Jovens e Adultos do
Espírito Santo, na relação com o Estado, nos últimos dez anos, frente às lutas pelo direito à
educação, o que nos conduz a problematizar a sua configuração como movimento social, em
um contexto de desmonte da educação pública. O objetivo geral proposto centrou-se na análise
do percurso de atuação do Fórum no período de 2008-2018, com base na documentação
disponível sobre contextos e interlocuções do movimento na relação com o Estado, pela
garantia de direitos. A sociologia dos movimentos sociais e a sociologia pública dos
movimentos sociais constituíram a base teórica da qual tentamos nos apropriar, de modo a
explorar a questão da pesquisa e os seus objetivos de forma coerente. A contextualização do
período da pesquisa abriu horizontes de análises, em função do esgotamento do modelo clássico
de teorização dos movimentos sociais, indicando novas categorias analíticas para a
compreensão do objeto de estudo. A pesquisa documental foi a opção metodológica assumida,
no campo da política educativa, para o estudo da ação política do Fórum. Para tanto, contamos
com os autores André Cellard (2012); Rosana Kripka, Morgana Scheller e Danusa Bonotto
(2015); Jackson Sá-Silva, Cristóvão Almeida e Joel Guindani (2009) e Tatiana Vieira (2017).
Atentou-se, no processo de levantamento de documentos, para as fontes primárias e secundárias
e a observância de critérios que identificam autoria e as motivações de sua produção, bem como
os critérios de autenticidade e confiabilidade. As ferramentas mapa de nuvens e espiral foram
utilizadas para cotejar as principais temáticas presentes nos relatórios das plenárias. O trabalho
com os documentos, a partir de uma análise crítica, tomou como referência a identificação de
tensionamentos, lutas, desafios e contradições vividas no contexto histórico, na construção de
políticas públicas. Os resultados apontam para algumas contribuições: novas ferramentas
teórico-metodológicas são acionadas para compreender a complexidade que envolve o objeto
de estudo, em face da impossibilidade de conceituar os movimentos sociais a partir de uma
única matriz teórica; o Fórum lançou mão de estratégias criativas de repertórios na atuação com
o Estado, buscando influenciar na política pública; repertórios criativos de atuação foram
utilizados pelo Fórum com os demais atores e movimentos sociais por meio de uma agenda
comum; a sociologia pública dos movimentos sociais abre caminhos para estudar criticamente
os movimentos sociais contemporâneos e os reconhece como sujeitos políticos implicados nas
transformações sociais. Essa compreensão abre espaço para o reconhecimento do Fórum de
EJA/ES como movimento social.

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