CARTOGRAFANDO A ESCOLARIZAÇÃO NA ESCOLA COMUM: PISTAS EM NARRATIVAS QUE COMPÕEM O CENÁRIO DA INCLUSÃO ESCOLAR

Nome: LORRAYNE HEWELLEN CRISTINO RIBEIRO
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 30/03/2021
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
DENISE MEYRELLES DE JESUS Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
DENISE MEYRELLES DE JESUS Orientador
EDSON PANTALEÃO ALVES Examinador Interno
GILSILENE PASSON PICORETI FRANSCISCHETTO Examinador Externo
SOLER GONZALEZ Examinador Interno

Resumo: O estudo teve por objetivo cartografar a escolarização na escola comum a partir
de pistas produzidas no curso de formação docente “Políticas e Práticas de
Educação Especial numa Perspectiva Inclusiva" e nas narrativas de alunos e
alunas com deficiência de escolas públicas de Ensino Fundamental II da rede
municipal de Cariacica-ES. Elegeu a cartografia como uma forma possível de
compreensão da realidade, entendendo-a como um método utilizado para
acompanhar movimentos e compreender processos. Contou com o contributo
teórico-epistemológico de Boaventura de Sousa Santos, adotando o conceito de
trabalho de tradução como pilar sustentador de análise. Assumiu a natureza
qualitativa. No curso de formação docente, as narrativas foram produzidas por
professores/as de educação especial e pedagogos/as. O acompanhamento e o
registro do momento formativo foram realizados pela via do diário de campo no
período de julho a setembro de 2019. Nas escolas, as narrativas foram
produzidas por uma aluna com deficiência visual, um aluno com deficiência
auditiva e um aluno com deficiência física, matriculados/a nos anos finais do
Ensino Fundamental. Como instrumentos de pesquisa foram utilizados a
observação-participante, o diário de campo e a entrevista aberta (a vertente da
história de vida). Esse movimento se efetivou entre outubro e dezembro de 2019.
O fenômeno da escolarização na escola comum foi contemplado pelas lentes da
pequena e da grande escala. Como resultados, a investigação aponta a
formação docente assumida como uma ferramenta para a elaboração de
futuras/possíveis diretrizes para a educação especial, sendo uma ação
coordenada pelo setor dessa modalidade escolar. As pistas localizadas em
pequena escala parecem apontar para um contexto em que o direito social à
Educação é o pilar estruturante, onde se evoca o envolvimento de todos e todas
para a inclusão escolar, a apropriação de saberes do currículo escolar comum,
uma avaliação da aprendizagem plural e um atendimento educacional
especializado de cunho pedagógico, na escola comum, afastando-se do viés
clínico-terapêutico. No caso das pistas localizadas em grande escala, destacamse as zonas de contato “sobre mim”, “estigma”, “escola” e “amizades”. Elasevidenciam que os alunos e a aluna com deficiência não são um grupo
homogêneo, mas identidades em curso; a presença de processos de
estigmatização em trajetórias de vida e escolares; aquilo que se coloca como
possibilidade e contradição em seus processos de inclusão escolar em marcha,
bem como a importância da constituição de amizades nessas histórias vividas.
O estudo aponta a necessidade de criar inteligibilidade entre as narrativas
produzidas para que sejam construídas críticas e proposições que cooperem
com a elaboração das futuras/possíveis diretrizes para a educação especial da
rede de ensino municipal de Cariacica-ES.

Acesso ao documento

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910