Processos de formalização-informalização na formação de TILS brasileiros e mexicanos: uma abordagem Sociológica Figuracional

Nome: EULUZE RODRIGUES DA COSTA JÚNIOR
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 06/12/2021
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
REGINALDO CÉLIO SOBRINHO Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ALMA DE LOS ANGELES CRUZ JUARES Examinador Externo
DENISE MEYRELLES DE JESUS Examinador Interno
PEDRO HENRIQUE WITCHS Examinador Interno
REGINALDO CÉLIO SOBRINHO Orientador
SILVANA AGUIAR DOS SANTOS Examinador Externo

Resumo: Objetiva
se engendrar análises sobre os processos de formalização informalizaçã o que
subjazem à forma ção de T radutores e I ntérpretes de L ínguas de S inais ( no Brasil e no
M é xico. Elegem se as conversas como procedimento para a produção/recolha dos dados,
considerando a natureza qualitativa da pesquisa em tela, bem como os pressupostos da
Educação Comparada Internacional que se assume neste estudo. Mais espec ificamente, as
conversas com TILS brasileiros e mexicanos foram realizadas em 16 salas virtuais organizadas
na plataforma Google Meet que foram gravadas, transcritas e traduzidas. Desenvolve se este
estudo com base nos pressupostos da Sociologia Figuracio nal elaborada pelo sociólogo Norbert
Elias ( 1994, 1995, 2001, 2014), tomando como aporte a noção de habitus e a
sociodinâmica formalização informalização. Observa se que a formação de TILS acontece
numa perspectiva plural e diversa ante a ampliação d as redes de interdependência e da
especialiação das funções sociais que houve ao longo do tempo. Outro dado importante diz
respeito ao fato de que as marcas caritativas e assistencialistas na profissão e atuação de TILS
são efeitos dos habitus nacionais do século XX, pois, não sem tensões, estão associadas aos
movimentos emancipatórios com as e/ou das comunidades surdas. Registra se também que, na
multiplicidade de possibilidades formativas, historicamente, esses indivíduos têm buscado
afirmação de suas prá ticas e tencionado por meio de discussões, assembleias, projetos, entre
outros as políticas públicas em torno da profissão, difusão e valorização das línguas de sinais.
As análises engendradas sustentam a tese de que, em nenhum momento histórico, será atingido
um estágio final nas formações, pois se modelam em contexto, nas relações com o outro e ante
uma dinâ mica forjada nos processos de formalização informalização inter relacionados com os
habitus nacionais do respectivo tempo. Os resultados deste estudo apontam que as formações
dos TILS dos países investigados ganharam contornos e impulsos vinculados aos sentidos
atribuídos aos TILS, às línguas de sinais, aos surdos e às práticas de tradução e int erpretação.

Acesso ao documento

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910