REFORMA EDUCACIONAL NAS PESQUISAS DO CAMPO DA POLÍTICA
EDUCACIONAL NO BRASIL (2000-2017)

Nome: ROBERTA FREIRE BASTOS
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 17/12/2021
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
ELIZA BARTOLOZZI FERREIRA Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ELIZA BARTOLOZZI FERREIRA Orientador
JEFFERSON MAINARDES Examinador Externo
JORGE GOROSTIAGA Examinador Externo
SILVANA VENTORIM Examinador Interno
WAGNER DOS SANTOS Examinador Interno

Resumo: O objetivo desta pesquisa foi analisar as perspectivas de reforma educacional na produção
científica do campo da Política Educacional, no período 2000-2017, no Brasil. Esta tese se
encontra na esfera da política pública, especificamente da Política Educacional, reconhecida
como campo científico (BOURDIEU, 2004) que adquire comportamentos e tendências
singulares no Brasil e se consolida, sobretudo, a partir da criação dos Programas de PósGraduação em Educação e das associações científicas. Partiu-se da hipótese de que a reforma
educacional tem sido um “combustível” para a produção científica no campo da Política
Educacional, com interpretações e epistemologias variadas, pois esse não é um fenômeno
monolítico. Entretanto, defendeu-se o argumento de que a reforma é melhor compreendida
como parte do processo de regulação social (POPKEWITZ, 1997). A reforma é uma Política
Educacional repleta de intencionalidades, que nem sempre gera mudança ou transformação
social, mas, como estratégia política fortalecida no bojo da Modernidade, carrega consigo um
forte sentido de progresso e de melhoramento social. O discurso da reforma é comumente
voltado para o progresso, mas o seu desenvolvimento na transição entre os séculos XX e XXI
demonstra que a execução das reformas nem sempre culminam em uma mudança progressista,
o que leva a uma descrença na relevância da reforma enquanto política pública e objeto de
pesquisa. Este estudo buscou defender que, além de complexo, o estudo da reforma é
fundamental na atualidade – o que se procurou comprovar cientificamente a partir da realização
de uma metapesquisa com este tema. A metapesquisa (MAINARDES, 2021) tem como
fundamento a importância das instituições e dos pesquisadores na expansão e no fortalecimento
do campo científico, de modo que a seleção do nosso corpus amostral adotou como critério, o
vínculo com instituições importantes do campo da Política Educacional (31 teses de Doutorado
vinculadas a Programas de Pós-graduação em Educação e 29 artigos publicados em periódicos
vinculados a associações científicas educacionais). A metodologia utilizada foi inspirada,
principalmente, na categoria Enfoque das Epistemologias da Política Educacional (EEPE), que
auxiliou, sobretudo, na problematização das epistemologias de reforma educacional e das
perspectivas epistemológicas que embasaram tais investigações. As principais conclusões
apontam para a heterogeneidade de interpretações sobre a reforma educacional e destacam a
pluralidade de perspectivas epistemológicas empregadas em seu estudo. Todas as pesquisas
analisadas apresentaram um posicionamento crítico ou crítico-analítico, pois encontramos um
grande esforço das autorias em demonstrar suas visões de mundo, de sociedade e de educação,
bem como a sua percepção sobre a reforma de maneira contextualizada e inter-relacionada à
política global.

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