PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COM CRIANÇAS QUE APRESENTAM O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NÃO VERBAL: UM ESTUDO DE CASO

Nome: NÚBIA ROSETTI DO NASCIMENTO GOMES
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 07/06/2022
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
EDSON PANTALEÃO ALVES Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
EDSON PANTALEÃO ALVES Orientador
JAIR RONCHI FILHO Examinador Interno
RITA DE CÁSSIA BARBOSA PAIVA MAGALHÃES Examinador Externo
ROGÉRIO DRAGO Examinador Interno
ROSANA CARLA DO NASCIMENTO GIVIGI Examinador Externo

Resumo: A pesquisa de doutorado aqui apresentada investigou o uso de recursos simbólicos na prática
pedagógica como elemento que pode potencializar o processo de aprendizagem e
desenvolvimento da criança com o transtorno do espectro autista (TEA). Diante da
complexidade que envolve a educação de crianças com esse transtorno, esta tese defende que o
uso de recursos simbólicos na prática pedagógica contribui para o processo de aprendizagem e
desenvolvimento da criança. Assim, analisou-se de que forma a utilização de recursos
simbólicos pode colaborar para o processo de aprendizagem da criança com TEA, considerando
as especificidades inerentes ao transtorno. Em relação aos objetivos específicos, buscou-se
identificar aspectos das práticas pedagógicas que podem potencializar os processos de
aprendizagem e desenvolvimento da criança por meio da utilização de símbolos, analisar as
concepções tanto de deficiência e de prática pedagógica presentes nos discursos e práticas dos
professores quanto de prática pedagógica nos documentos norteadores do(s) sistema(s)
municipal(ais) de ensino, como planos de ação, projetos político-pedagógicos, propostas
curriculares, entre outros. O campo empírico de pesquisa foi um centro municipal de educação
infantil da prefeitura municipal de Vitória-ES que presta atendimento a crianças de 0 a 6 anos
de idade. Metodologicamente, recorreu-se ao estudo de caso como orientador do percurso
investigativo, entrevistas semiestruturadas e observação em contexto como procedimentos de
coleta de dados. Com base nesses instrumentos, deu-se prosseguimento à sistematização dos
dados por meio de registros fotográficos, registros das observações no diário de campo e
pesquisa documental. Para o embasamento teórico do estudo, optou-se por usar a teoria
sociológica figuracional de Norbert Elias, que contribuiu para as análises apoiadas em conceitos
centrais, como “linguagem” “sociogênese”, “psicogênese” e “interdependência”. Nesse
sentido, faz-se importante destacar que Elias compreende a linguagem como uma ação social,
ou seja, não parte de ações individuais, podendo operar como um modelo prototípico de um
fato social. Dessa maneira, possui uma força vinculativa, pois representa a existência de uma
fala que deve ser observada pelo grupo de pessoas, a fim de manter sua função comunicativa.
Nesse contexto, teceram-se articulações entre o estudo de caso e a teoria eliasiana, a fim de
compreender como o uso de recursos simbólicos pode contribuir para a aprendizagem de
crianças que apresentam o transtorno do espectro autista não verbal. Os dados da pesquisa
revelam que o uso de símbolos na prática pedagógica colabora no processo de aprendizagem
da criança com TEA, considerando a natureza processual da construção de conhecimentos
realmente “congruentes” com a realidade.

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