A PROCESSUALIDADE DA APRENDIZAGEM E DO ENSINO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM ESTUDO COMPARADO INTERNACIONAL NO CAMPO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL

Nome: JÚNIO HORA CONCEIÇÃO
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 06/06/2022
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
EDSON PANTALEÃO ALVES Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ALMA DE LOS ANGELES CRUZ JUARES Examinador Externo
DOUGLAS CHRISTIAN FERRARI DE MELO Examinador Interno
EDNA CASTRO DE OLIVEIRA Examinador Interno
EDSON PANTALEÃO ALVES Orientador
MARIA TERESA PRIETO QUEZADA Examinador Externo

Resumo: O presente trabalho objetiva estabelecer um estudo comparado entre duas universidades
públicas de dois países, a Universidad de Guadalajara (UdeG), no México, e a Universidade
Federal do Espírito Santo (UFES), no Brasil, de modo a analisar como ocorrem os processos
de aprendizagem e ensino de estudantes público-alvo da Educação Especial na Educação
Superior. Dessa forma, empenhamo-nos a investigar como e por que os investimentos
humanistas, didático-pedagógicos e administrativos influenciam na aprendizagem de
estudantes público-alvo da Educação Especial na Educação Superior. Por investimento
humanista nos referimos a toda inclinação para ações que produzam tolerância e simpatia, na
busca da continuidade do Processo Civilizador. Quanto aos investimentos didáticopedagógicos, tratamos daqueles que tomam por base os investimentos humanistas para pensar
práticas inclusivas de lecionar. Todavia, diante de uma sociedade com bases no contexto
industrial contemporâneo, essas questões precisam estar permeadas, também, por um
investimento que faça a gestão democrática do espaço de educação, daí a importância do
investimento administrativo, de forma a organizar a aplicabilidade das legislações e políticas
públicas no contexto prático da escolarização. Para elaboração desta pesquisa, estamos nos
sustentando nas teorias do professor Paulo Freire (2018, 2020) e do sociólogo Norbert Elias
(1993, 2011). O primeiro, dada a sua envergadura no âmbito de pensar a Educação enquanto
ato de resistências frente às injustiças sociais, a partir das suas incursões, não apenas no
Brasil, mas na América Latina, Estados Unidos, Europa e África (locais de onde nos forneceu
inúmeras ações e reflexões sociofilosóficas sobre nossa (in)conclusão enquanto indivíduos);
enquanto o segundo por suas análises aos modos como temos desenvolvido nosso Processo
Civilizador: exatamente como algo contínuo, inacabado. Para o desenvolvimento desta
pesquisa nos valemos de metodologias e de recursos técnicos, como a entrevista junto a
estudantes e docentes, bem como a análise documental, no intuito de evidenciar práticas
inclusivas produzidas na relação entre docentes e estudantes. Os resultados apontam que essa
conjuntura de elementos que pudemos categorizar contribui para que a Educação Especial na
Educação Superior, numa perspectiva internacional, tendo México e Brasil, UdeG e UFES,
ampliado suas perspectivas de inclusão, de forma que estes estudantes tenham assegurados os
seus direitos. Ainda que nos falte muito, seguimos no Processo Civilizador carregado pelo
inacabado que nos constitui humanos.

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