(RE)TRATOS DAS INF¬NCIAS NA PRIMEIRA REP⁄BLICA NO BRASIL
Nome: LARISSA FRANCO DE MELLO AQUINO PINHEIRO
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 06/07/2023
Orientador:
Nome | Papel |
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VÂNIA CARVALHO DE ARAÚJO | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
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MARIA CRISTINA SOARES DE GOUVEA | Examinador Externo |
PRISCILA DE SOUZA CHISTÉ LEITE | Examinador Externo |
REGINA HELENA SILVA SIMÕES | Examinador Interno |
SANDRA SOARES DELLA FONTE | Examinador Interno |
VÂNIA CARVALHO DE ARAÚJO | Orientador |
Resumo: O cen·rio desta pesquisa tem como referÍncia a Primeira Rep˙blica no Brasil (1889-1930),
perÌodo em que a legislaÁo revela, em seu conte˙do, a preocupaÁo em torno de um
reordenamento social e polÌtico com o surgimento dos ideais republicanos que dominavam o
paÌs a partir daquele momento. A inserÁo da escola assume um papel de destaque atravÈs de
estratÈgias de aÁo sobre o espaÁo habitado, inclusive no sentido de uma educaÁo com car·ter
disciplinador dos corpos infantis para se adequar ao projeto de modernidade atravÈs de algumas
estratÈgias como as novas disciplinas escolares. Ademais, houve um discurso mÈdico-higienista
por parte das autoridades da Època de que as ruas so consideradas o local do Ûcio, da
imoralidade e do crime, sendo assim consideradas inapropriadas presenÁa das crianÁas.
Contudo, atravÈs de imagens disponÌveis È possÌvel identificar que o plano onde as crianÁas
esto situadas, permite outras possibilidades de reflexo pouco evidenciadas nos estudos acerca
das crianÁas nos acontecimentos da cidade. Dito isso, o objetivo desta investigaÁo È identificar
por meio de fotografias como as crianÁas se apropriam dos espaÁos da cidade, expressando uma
complexa rede de sociabilidades e (des)pertencimento nos cen·rios urbanos compartilhados
entre as diferentes categorias geracionais. A metodologia est· dividida em estudo bibliogr·fico
e pesquisa documental, em especial an·lise de fotografias. As consideraÁıes finais apontam
que, por meio das diferentes formas de sociabilidades identificadas, as crianÁas vivem para
alÈm da convivÍncia existente na escola e no ambiente domÈstico e que sua presenÁa na cidade
tambÈm representa formas de resistÍncias aos enquadramentos normatizadores da cidade
disciplinar republicana