O NOVO ENSINO MÉDIO NO ESPÍRITO SANTO: O COMPONENTE CURRICULAR PROJETO DE VIDA NA FORMAÇÃO DOS JOVENS
Nome: ASENATE RODRIGUES E SILVA
Data de publicação: 16/05/2023
Banca:
Nome | Papel |
---|---|
ELIZA BARTOLOZZI FERREIRA | Presidente |
MARCELO LIMA | Examinador Interno |
MONICA RIBEIRO DA SILVA | Examinador Externo |
Resumo: Esta dissertação propõe investigar as alterações curriculares aprovada pela Lei n. 13.415/2017
(BRASIL, 2017), que institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino
Médio em Tempo Integral. A dissertação focaliza o componente curricular “Projeto de Vida”
no Novo Ensino Médio no Espírito Santo. Lançamos como problema de pesquisa: Quais são as
percepções dos estudantes do ensino médio do ES sobre o componente curricular “Projeto de
Vida”? Diante disso, a hipótese que orienta este trabalho é que as alterações curriculares
determinadas pela Reforma do Ensino Médio implantada pela Lei Nº. 13.415/2017, provoca
um esvaziamento do currículo. O direito ao desenvolvimento do conhecimento, da autonomia
intelectual e do pensamento crítico não têm centralidade na formação do sujeito. Dessa
afirmação provisória decorre o nosso pressuposto de que o componente curricular “Projeto de
Vida”, eixo do Novo Ensino Médio, prevê uma proposta de educação que acentua os aspectos
individualistas sócio-emocionais na formação dos jovens de modo a focar em um
disciplinamento das subjetividades em acordo com as demandas atuais do mercado inserido na
era digital. De acordo com as Diretrizes curriculares e operacionais para o Projeto de Vida,
criada em 2020, o componente é para o estudante o caminho traçado entre “quem ele é” e “quem
ele quer ser”, partindo da apropriação da história de sua vida pessoal para projetar trajetórias
sobre os próprios desejos de atuação no meio em que vive e no mundo” (SEDU, 2020). Este
estudo adota uma perspectiva de natureza qualitativa e de caráter de exploratório (GIL, 2002).
Como fundamentação teórico-epistemológica, a pesquisa é orientada pela Sociologia da Ação
Pública – Muller (2000), Muller e Surel (2002), Muller (2002) e Mény e Thoennig (2000) –
com a finalidade de compreender as complexidades que envolvem a elaboração, implementação
e tradução de uma política pública. Além disso, este estudo tem inspiração teórica nos trabalhos
de Luc Boltanski e Ève Chiapello (2009) e Dardot, P. e Laval, C. (2017), autores que fazem
uma análise crítica do sistema capitalista na atualidade. Foram adotados os seguintes
procedimentos metodológicos: análise documental e questionário com estudantes. Os
resultados mostraram que estudantes apresentam percepções distintas sobre o componente
curricular chamado projeto de vida. A maioria deles expressou um sentimento de desinteresse
pela disciplina ou de que ela é insignificante para a sua formação escolar. Fato é que a reforma
do ensino médio transmuta o ideal humanista da escola emancipadora em ideal de serviço de
educação.