ESTUDANTES NA CONDIÇÃO DE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO: TECENDO COMPREENSÕES E (SEUS) SENTIDO

Nome: ROSALVA MARIA MARTINS DOS SANTOS

Data de publicação: 06/07/2023

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
HIRAN PINEL Examinador Interno
MAGDA CARMELITA SARAT OLIVEIRA Examinador Externo
MARIANGELA LIMA DE ALMEIDA Examinador Interno
REGINALDO CELIO SOBRINHO Presidente
TONY HONORATO Examinador Externo

Resumo: Neste estudo objetivamos engendrar análises sobre as vivências dos/as estudantes na condição
de altas habilidades/superdotação na dinâmica escolar e na dinâmica familiar mediante os
constructos eliasianos e freudianos. Desenvolvemos ante os pressupostos da sociologia
figuracional elaborada por Norbert Elias em associação à psicanálise de Sigmund Freud.
Tomamos como percurso os conceitos de figuração, conhecimento, linguagem, desejo de
aprendizagem (ELIAS, 1993, 1994, 1995, 2009), pulsão, sublimação, desejo de saber,
demanda de saber (FREUD, 1905, 1908, 1910, 1915). Procedemos a uma pesquisa de
natureza predominantemente qualitativa, assumimos a conversa como metodologia de
pesquisa na perspectiva da teoria sociológica figuracional. Devido ao momento pandêmico o
qual estávamos vivenciando, as conversas aconteceram de maneira virtual pela plataforma
Google Meet, foram gravadas e posteriormente transcritas. As conversas envolveram os/as
adolescentes na faixa etária de 16 e 17 anos, “estudantes na condição de altas
habilidades/superdotação”, matriculados em escolas públicas de ensino comum na região
metropolitana da Grande Vitória no estado do Espírito Santo, suas famílias e seus/as
professores/as atuantes na sala de aula de ensino comum e na sala de recursos
multifuncionais. Considerando as dinâmicas figuracionais escolar e familiar, buscamos por
meio das conversas, compreender como os e as estudantes que vivenciam condições de altas
habilidades/superdotação, nessas figurações, canalizam seus investimentos pulsionais. Os
dados sistematizados neste estudo nos possibilitam compreender altas
habilidades/superdotação como uma condição peculiar que se constitui em meio à
emocionalidade vivida nas inter-relações humanas. De maneira mais evidente, a condição de
altas habilidades é constituída desde um processo de sublimação de emoções específicas que,
vividas mais intensamente por algumas pessoas em meio às tensões que narram a dinâmica
das inter-relações que elas mesmas constituem, impulsionam um investimento libidinal em
atividades valorizadas dentro de um processo histórico, cultural e social. Com Elias (2009),
entendemos que a condição de altas habilidades se manifesta na imbricação entre o biológico
e o social, entre a primeira natureza e a segunda natureza. No complexo processo de
constituição da segunda natureza, eminentemente histórico-cultural, as pessoas podem
vivenciar experiências que potencializam de maneira notável a predisposição para o
desenvolvimento ótimo de suas capacidades intelectuais advindas de sua primeira natureza,
eminentemente biológica. Observamos por meio das conversas com os/as estudantes que
vivenciam a condição de altas habilidades/superdotação que o atendimento educacional
especializado vem se destacando em seus processos formativos, uma vez que, nesses locais,
eles/elas têm canalizado suas pulsões em atividades que lhes dão prazer e estimulam a
aprendizagem. Percebemos que na dinâmica familiar o potencial e as habilidades dos/as
estudantes foram sendo estimuladas de maneira bastante incipiente e suas pulsões foram
sendo direcionadas para atividades às quais manifestavam interesse e aumentava o fundo
social de conhecimento. No tocante as vivências na sala de aula comum, pudemos observar
que, embora nesse local os/as estudantes tivessem vivenciado situações adversas, como
episódios de conflitos e tensões, ainda assim, em determinadas situações, eles/elas
conseguiam investir suas pulsões em atividades cujas demandas de desejo de saber e de
aprendizagem puderam ser estimuladas.

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