EDUCAÇÃO ESCOLAR NA LITERATURA BRASILEIRA
Nome: JOSINEIA SOUSA DA SILVA
Data de publicação: 06/12/2023
Banca:
Nome | Papel |
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CLEONARA MARIA SCHWARTZ | Examinador Interno |
CRISTIANE BRASILEIRO MAZOCOLI SILVA | Examinador Externo |
NELSON MARTINELLI FILHO | Examinador Externo |
PRISCILA DE SOUZA CHISTE LEITE | Examinador Externo |
SANDRA SOARES DELLA FONTE | Examinador Interno |
Resumo: Este trabalho toma textos literários brasileiros (contos, romances, poemas e crônicas) que tematizam a educação escolar, compreendendo a literatura como uma das modalidades de produção de saber elaborado que reúne o sensível e o inteligível (DELLA FONTE, 2020a; 2020b). Defende que, juntamente à reflexão científica e filosófica, a arte (no caso, a arte verbal) compõe o conjunto de conhecimentos que precisa ser levado em conta para uma compreensão ampla sobre o campo educacional, e sobre o processo de escolarização em particular. Dedicado a um estilo mais ensaístico de produção (MOISÉS, 2013), esta pesquisa caracteriza-se por ser do tipo teórico-bibliográfica, fundamentando-se, deste ponto de vista, por meio de uma produção literária brasileira na qual se entrelaçam sujeitos, educação escolar (processo de escolarização) e contexto sócio-histórico-econômico, a partir da dialética singularidade-particularidade-universalidade (LUKÁCS, 1968), na interface com as concepções bakhtinianas de cronotopo e exotopia, de esfera e campo e de estilo, que nos permitem situar dialético e enunciativamente os textos literários em questão. Face ao corpus literário reunido, o trabalho reconhece e evidencia a dialética entre singularidade e universalidade das experiências de escolarização, em suas particularidades sócio-histórico-culturais. A contribuição original do estudo é na direção de, desde o campo educacional, tomar na prática de pesquisa o texto literário como saber elaborado, tendo em vista o objetivo de uma formação humana omnilateral.