CLÁSSICOS CONTEMPORÂNEOS NA ESCOLA: LEITURAS DO CANCIONEIRO
BUARQUEANO PARA UMA EDUCAÇÃO CONTRA-HEGEMÔNICA

Nome: RODRIGO GONÇALVES DIAS PITTA

Data de publicação: 06/06/2024

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ANDREIA PENHA DELMASCHIO Examinador Externo
CLAUDIA MARIA MENDES GONTIJO Examinador Interno
LEONARDO DAVINO DE OLIVEIRA Examinador Externo
LUCIANO NOVAES VIDON Examinador Interno

Resumo: A tese sintetiza resultados de uma pesquisa de cunho teórico-bibliográfico, que objetiva fundamentar o trabalho intencional, planejado e sistemático no âmbito escolar com o álbum Construção (1971), de Chico Buarque, uma vez que, dada sua qualidade
artística, suas canções ultrapassam o contexto de produção, sendo ressignificadas em diversos momentos como contribuições-chave para a compreensão da realidade brasileira e para a relação do ser humano consigo, com os outros seres humanos e
com o mundo (natural e cultural). Elaborou-se a seguinte questão-problema: Quais os princípios e as possibilidades para o trabalho pedagógico em sala de aula com o álbum Construção, entendido como um clássico contemporâneo, na perspectiva da
Pedagogia Histórico-Crítica e dos estudos do Círculo de Bakhtin, visando ao desenvolvimento da consciência crítica dos estudantes de nível fundamental? Para esse fim, recorreu a Saviani (2011), com sua concepção do clássico como critério de
seleção curricular, haja vista sua imprescindibilidade no processo de elevação cultural das massas no decorrer do processo educacional pelo viés da Pedagogia HistóricoCrítica. O foco prioritário do trabalho esteve em canções buarqueanas que apresentam relações dialéticas entre o ser humano e o poder hegemônico, como se dá, por exemplo, no álbum aqui tomado como corpus privilegiado. A análise contextualizou historicamente o momento de produção do álbum e priorizou as esferas
linguístico-literárias e musicais, assim como o diálogo entre Chico Buarque e outros autores no âmbito da literatura e da canção, desde uma perspectiva enunciativodiscursiva. As concepções de língua, de gêneros discursivos e de dialogismo se
guiarão pelos pressupostos do círculo de Bakhtin (2002, 2016). Dessa forma, investigou se essa sistematização, em face das contradições do objeto artístico em foco (que, sendo também uma produção de massa, em muitos momentos se
prestaram a necessidades da classe média, de alívio de tensões subjetivas no contexto de uma ditadura civil-militar), poderia contribuir como mais um passo rumo à formação omnilateral (Della Fonte, 2014), necessária para a conscientização de uma
classe que pretenda transformar a sociedade rompendo com o pensamento e os interesses burgueses.

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