EDUCAÇÃO INFANTIL E DIDÁTICA: CONSIDERAÇÕES A PARTIR DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA

Nome: LUCIANA PIMENTEL RHODES GONCALVES SOARES

Data de publicação: 17/09/2024

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ADRIANA DE FÁTIMA FRANCO Examinador Externo
FERNANDO LACERDA JÚNIOR Examinador Externo
SANDRA SOARES DELLA FONTE Examinador Interno
TIAGO NICOLA LAVOURA Examinador Externo

Resumo: Esta pesquisa tem como objeto a didática na Educação Infantil, conforme os pressupostos da
teoria pedagógica histórico-crítica, que concebe o processo educativo como ato intencional no
interior da prática social. Diante da constatação de que a didática não comparece na maioria
dos estudos sobre essa etapa educacional e que, de maneira geral, é marcada por uma análise
superficial do fenômeno educacional, evidencia-se que a negação do ensino na primeira etapa
da educação básica está diretamente relacionada à desvalorização da escola. Assim, sustentase que, além de o direito de apropriação das conquistas históricas ser negado às crianças, as pedagogias hegemônicas – que na Educação Infantil sustentam uma ideia romantizada em torno da infância, expressando-se na pedagogia da infância, tributária das pedagogias do
“aprender a aprender” –, não possibilitam aos professores a posse dos instrumentos teóricopráticos necessários para o enfrentamento dos desafios educacionais. Desse modo, neste estudo, defende-se que a didática histórico-crítica se coloca como aspecto decisivo à organização do trabalho pedagógico nessa fase inicial do processo educacional. A tese
defendida é a de que a qualificação do ensino e da aprendizagem, na Educação Infantil, como
nas demais etapas, níveis e modalidades da educação escolar, está condicionada a uma
organização didática que garanta aos alunos a apropriação dos conhecimentos científicos,
artísticos e filosóficos. O objetivo geral desta investigação é defender a forma escolar para a
Educação Infantil, destacando aspectos didáticos específicos para essa etapa da educação
básica, com base nos pressupostos da pedagogia histórico-crítica. Para tanto, os objetivos
específicos são: a) explicitar a constituição histórica da Educação Infantil no Brasil e o
processo de desmantelamento da didática nessa etapa da escolarização, operado pelas
pedagogias hegemônicas; b) demonstrar as vinculações entre ensino e desenvolvimento, com
foco na Educação Infantil, e a didática histórico-crítica como condição decisiva para um
processo formativo em suas máximas possibilidades. A escolha procedimental corresponde à
pesquisa de cunho teórico-conceitual e bibliográfica, a partir da qual se analisa o objeto de
investigação em articulação com as pesquisas realizadas nos últimos anos sobre o tema,
situando-o, assim, no conjunto da produção teórica em geral e da pedagogia histórico-crítica.
As análises desenvolvidas têm como referência os fundamentos do método materialista
histórico-dialético, estofo filosófico e metodológico da pedagogia histórico-crítica. Conclui-se
que é preciso ainda reivindicar para a educação escolar das crianças pequenas o ensino e que a
didática histórico-crítica é decisiva para a qualificação das práticas pedagógicas, o que
contribui para a defesa da especificidade pedagógica da escola em vista de garantir a
socialização do saber sistematizado, fazendo frente a tentativas de desvalorização do saber
escolar.

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