TRAJETÓRIAS DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM EDUCAÇÃO
Nome: LAIS PERPETUO COLOMBO
Data de publicação: 04/10/2024
Banca:
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Papel |
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ANA NERY FURLAN MENDES | Examinador Externo |
ANDRESSA MAFEZONI CAETANO | Examinador Interno |
LARISSY ALVES COTONHOTO | Examinador Externo |
RENATO FROSCH | Examinador Externo |
Resumo: O objetivo desta pesquisa é analisar as narrativas das trajetórias acadêmicas de egressos com deficiência visual d e c ursos de pós-graduação s tricto sensu na área de educação, em universidades federais situadas na região sudeste do Brasil. Justifica-se pela necessidade de investigar a organização dos programas e instituições visando a assegurar o direito à educação e aprendizagem para pessoas cegas ou com baixa visão. O arcabouço teórico que norteia esta investigação se ancora nas contribuições teórico-metodológicas do pensador italiano Antônio Gramsci, em consonância com a perspectiva da Teoria Histórico-Cultural do desenvolvimento humano, cujos fundamentos remontam às obras de Lev Semenovitch Vigotski. Em virtude dos propósitos delineados neste estudo e de sua fundamentação teórica, optou-se por uma abordagem de natureza qualitativa, pautada nos procedimentos de estudo de caso. Para compor o c orpus analítico, d elimitou-se i ntervalo temporal de 2012 a 2022. A obtenção de dados se deu por meio de entrevistas semiestruturadas com os participantes da pesquisa, sendo esses egressos com deficiência visual. Para a análise de conteúdo preliminar dos dados foi utilizada a técnica de análise categorial proposta por Bardin (2016), permitindo a definição e a organização das seguintes categorias: a) Ser pessoa com deficiência visual: reconhecimento, impactos e perspectivas; b) Revisitando a escolarização na educação básica; c) Acesso e permanência no ensino superior; d) A chegada na pós-graduação stricto sensu; e) Acessibilidade, permanência e aprendizagem; f) Marcas que não foram apagadas; g) A universidade para todos: quais os caminhos? Os resultados evidenciaram diversas barreiras que permearam a trajetória educacional e acadêmica dos sujeitos entrevistados, sobretudo a s de ordem atitudinal. No mesmo sentido, c onstatou-se q ue foram as estratégias adotadas pelos próprios estudantes que desempenharam papel preponderante para permanência deles nas universidades investigadas. No que concerne às instituições de ensino e aos programas de pós-graduação, constatou-se a implementação de medidas pontuais para garantir o acesso e a permanência dos estudantes com deficiência visual, as quais, em grande parte, foram realizadas por incentivo dos núcleos de acessibilidade. À luz desses achados, ratifica-se que inclusão vai além da presença da pessoa com deficiência na universidade, também envolvendo o compromisso com os processos de aprendizagem e de desenvolvimento, requerendo: a adequação dos modelos de práticas pedagógicas, o trabalho colaborativo permanente entre os atores envolvidos e a eliminação de quaisquer formas de capacitismo, visando a contribuir para a qualidade do ensino oferecido e a p romover o acesso equitativo no ensino, na pesquisa e na extensão.